...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN registra aumento de 100% no pedido de patentes nos últimos quatro anos

A cada ano, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vem contabilizando um relevante crescimento no registro de patentes e programa de computador. Para se ter uma ideia, somente nos últimos quatro anos, o número de pedidos de patentes cresceu 100%, de 15 pedidos em 2015 para 30 em 2019, e de programa de computador o aumento foi de 193%, passando de 16 pedidos para 72.

Nos últimos 10 anos, a UERN saltou de uma patente em 2009 e um programa de computador em 2013 para 30 pedidos de patentes e 17 programas de computador no ano de 2019, totalizando 47 processos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). As patentes registradas são frutos de pesquisas desenvolvidas na região e contam com a participação de docentes/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UERN, além de docentes e discentes de outras Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras.

Para o chefe do Departamento de Inovação e Empreendedorismo, Prof. Me. Frank da Silva Felisardo, esse aumento pode ser atribuído a toda articulação, disseminação do conceito e do trabalho focado ao crescimento dos registros de patente feito pelo Departamento de Inovação, assim como, do planejamento e apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG) e dos programas de pós-graduação da Universidade.

Outro fato que, segundo ele, contribui para o crescimento é a maturidade de pensamento e consciência empreendedora dos pesquisadores envolvidos nas propriedades intelectuais hoje registradas.

“É extremamente importante para a Universidade, quando a produção intelectual desenvolvida em todos os seus programas é devidamente registrada. Com isso, a UERN (detentora dos direitos) pode demonstrar seu potencial na criação e desenvolvimento de produtos/serviços que tragam resolução de problemas, inovação, empreendedorismo, e ainda mais da possibilidade de exploração comercial e captação de recursos em função da exploração dos direitos adquiridos”, avalia Felisardo.

A PROPEG, por meio do setor de Propriedade Intelectual, oferece todo o apoio e orientações aos pesquisadores que desejam fazer registro de patente, como explica a chefe do setor, Priscilla Felipe de Sousa. “O pesquisador passa as informações necessárias e fazemos todo o procedimento de entrada no INPI e o acompanhamento do processo”, explica.

Titular da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Rodolfo Lopes Cavalcanti avalia que os números refletem a uma mudança de postura diante dos novos desafios que as universidades vêm passando nos últimos anos, com novas demandas mercadológicas, que impulsionam a produção de conhecimento inovador.

“Esse aumento reflete também todo um trabalho que vem sendo desenvolvido pela UERN nos últimos anos de incentivo à produção do conhecimento inovador e que essas estratégias sejam adotadas de forma transversal, não apenas nos cursos de tecnologia, como era visto antes, mas abrangendo todas as áreas do conhecimento”, finaliza Rodolfo Lopes.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support