...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN registra ampliação no registro de patentes

As pesquisas desenvolvidas no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e em parceria com outras IES têm gerado produtos e/ou processos patenteáveis, ou seja, inovação tecnológica. As patentes registradas que levam o nome da UERN contam com a participação de docentes/pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação da UERN, além de docentes e discentes de outras IES parceiras.

Nos últimos anos houve um relevante crescimento no registro de patentes na UERN, saltando de 1 patente em 2009 para 20 patentes e 3 programas de computador em 2017, totalizando 23 processos junto ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual – INPI, conforme mostra o gráfico abaixo:

O Departamento de Inovação e Empreendedorismo – DIE, vinculado à PROPEG, criou o Setor de Propriedade Intelectual com a finalidade de apoiar e estimular a proteção de direitos de propriedade intelectual junto ao INPI. Desde sua criação em 2015 tem firmado importantes parcerias com diversas IES, e mais recentemente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.
Para realizar um depósito de pedido de concessão de patente no INPI através da UERN é necessário:

1. Entrar em contato com Setor de Propriedade Intelectual da UERN através do e-mail: die@uern.br ou pelo telefone (84) 3314-9856;

2. Preencher um formulário padrão de Depósito de Patentes com informações essenciais para o INPI;

3. Cópia do RG e CPF dos autores;

4. Cópia de Comprovante de Residência dos autores;

5. Relatório Descritivo da Patente, de acordo com a Instrução Normativa 31/2013 do INPI;

6. Resumo da Patente, de acordo com a Instrução Normativa 31/2013 do INPI;

7. Figuras que representem a Patente, de acordo com a Instrução Normativa 31/2013 do INPI;

8. Reivindicações da Patente, de acordo com a Instrução Normativa 31/2013 do INPI;

9. GRU paga no valor de R$ 70,00 (setenta reais).

Após a entrega dessa documentação, o Setor de Propriedade Intelectual procura fazer a adequação da documentação à formatação exigida pela Instrução Normativa 31/2013 do INPI. Em seguida, gera e efetua o pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU da taxa de depósito online e realiza o pedido de concessão da patente junto ao INPI. Após o envio da documentação online é gerado o número de Protocolo para efeito de acompanhamento da patente depositada. Após essa etapa, o DIE faz o acompanhamento semanal de todos os processos junto ao INPI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support