...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern reforça conscientização ao combate da violência contra a pessoa idosa

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, entidades realizam a campanha “Junho Violeta”, com um mês inteiro dedicado à proteção e à valorização dessas pessoas, e repudiando atos de agressão contra esse público.

O dia 15 de junho, data reconhecida pela Organização Mundial da Saúde, foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas – ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa – Inpes. Nesta última semana de junho, autoridades reforçam a necessidade das ações referentes à campanha.

No âmbito local, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern desenvolve importante trabalho na luta por melhorias em políticas públicas para pessoas idosas residentes em solo potiguar.

Em 2019, a Uern passou a ter assento no Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – CEDEPI/RN, por orientações do setor jurídico da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do RN – Sethas/RN.

CEDEPI é um órgão colegiado de assessoramento, de caráter consultivo e fiscalizador, vinculado diretamente à Sethas.

Atualmente a Universidade é representada por Carmem Lucia da Silva Sousa, membro titular, e Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra, membro suplente.

“A violência contra a pessoa idosa é um tema muito importante que precisa ser discutido não somente no cenário acadêmico, mas em todo ambiente de convivência. Esse tipo de agressão muitas vezes é velada e traz situações que acontecem regularmente, mas passam despercebidas”, disse Carmem Sousa, técnica-administrativa, administradora e egressa Uern.

Assim, como forma de unir forças, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos lançou a Cartilha de combate à violência contra a pessoa idosa do Conselho Nacional

De acordo com Sousa, a Uern “contribuiu durante todo ano de 2019 com capacitações voltadas aos conselheiros municipais sobre os direitos das pessoas idosas”. A finalidade é equipar todos os municípios do RN de conselhos ativos.

Este ano, com o surgimento da pandemia da COVID-19 e da necessidade de isolamento social, as ações do conselho voltaram-se para o virtual.

“Umas das ações que estamos desenvolvendo agora é o monitoramento das Instituições de Longa Permanência, as ILPIs. Semanalmente ligamos para as ILPIs, obtendo informações sobre a situação das unidade em todo RN”, contou Carmem.

ILPIs são instituições governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, no Estado, existem algumas cujo serviço é cobrado.

No VI Congresso Internacional de Envelhecimento Humano, realizado no ano passado em Campina Grande-PB, Sousa publicou em coautoria o artigo “Caracterização das Denúncias de Violência Contra a Pessoa Idosa no Brasil”.

O trabalho, elaborado em parceria com a estudante Rayrane Iris Melo da Cunha e a professora Tamires Carneiro de Oliveira Mendes, foi considerado relevante para o campo de estudo e recebeu convites para compor capítulo de livro. Vale destacar que a professora Tamires Carneiro é presidente do CEDEPI/RN.

DENÚNCIAS

Se for percebida alguma violência contra a pessoa idosa, como denunciar? Esse é um dos questionamentos mais frequentes, diz a Profª Ma. Erica Louise de Souza Fernandes Bezerra, atual diretora da FAEN e responsável pela disciplina Doenças da 3ª Idade.

“A resposta mais rápida é o disque 100, ocorre que esse canal não recebe somente denúncias relacionadas a idosos e sim a qualquer violação aos direitos humanos”, orientou Sousa.

No RN, apenas Natal possui uma Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso – Depi.

Em âmbito internacional, foi estabelecida uma classificação para distinguir as formas de violência mais cometidas na população idosa. Atualmente essa tipologia fornece uma estrutura importante para a compreensão dos mais complexos padrões de violência:
Abuso financeiro e econômico,abandono, negligência e autonegligência.

Confira a cartilha de combate à violência contra a pessoa idosa do Conselho Nacional AQUI.

Confira o Relatório de ações do CEDEPI em 2019 AQUI.

Confira o artigo “Caracterização das Denúncias de Violência Contra a Pessoa Idosa no Brasil” AQUI.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support