...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern Reconecta marca retomada das aulas presenciais no Campus de Natal

Sob a expectativa da ocupação do novo prédio sede e das comemorações dos 20 anos, o Campus de Natal retomou, nesta segunda (14), as atividades presenciais, após dois anos de suspensão devido às medidas de segurança sanitária contra a pandemia de Covid-19. E para essa retomada em todas as unidades acadêmicas foi criada a Uern Reconecta, uma programação para a recepção dos estudantes e servidores.

A reitora Cicília Maia conduziu a programação Uern Reconecta em Natal pela manhã. “Estamos muito felizes por finalmente recebermos nossos alunos e alunas nos campi. Foi um longo tempo de espera, estamos ansiosos para ver esses corredores cheios de gente e de vida. Temos estudantes que ingressaram no segundo semestre de 2020 e em todo o ano letivo de 2021 que nunca pisaram na Universidade devido à pandemia. Essa vivência é muito importante”, disse, lembrando que a Uern foi a primeira IES do RN a suspender as aulas presenciais, decisão que não demorou a se mostrar acertada.

A coordenadora geral do DCE, Terumi Tatsukawa, também destacou a importância das aulas e atividades presenciais dentro e fora das salas de aulas. “São com os encontros, conversas e debates nos corredores e outros ambientes acadêmicos que a Universidade expande o conhecimento e transforma pessoas”, lembrou.
Dentre os membros da administração superior da Universidade, também participaram do momento de acolhimento o vice-reitor Chico Dantas e os pró-reitores e pró-reitoras Fernanda Abreu (Proeg), Esdras Marchezan (Proex), Simone Gurgel (Proad), Erison Natécio (Prae) e Isabel Amaral (Progep), além da ouvidora da Uern, Séphora Edith, e da diretora da Agência de Comunicação, Luziária Firmino.

Do Campus de Natal, participaram o diretor Prof. Dr. David Leite e os coordenadores dos cursos com turmas matutinas: Prof. Bruno Cruz (Ciência da Computação), Prof. Brismark Goes (Ciência e Tecnologia) e Prof. Claudomiro Batista (Direito), que fizeram uma saudação aos estudantes de seus respectivos cursos.

A Uern Reconecta também reservou um momento de alerta para a reasaltar a continuidade do uso de máscaras faciais nos ambientes da Universidade, mesmo com a maior parte da comunidade acadêmica imunizada com as três doses da vacina – em torno de 98% dos estudantes e 99% dos servidores. O prof. Dácio Cruz, membro do Comitê Covid da Uern, enfatizou a importância do uso de máscaras, principalmente, cirúrgicas com três camadas ou N95; da ventilação dos ambientes, higienização das mãos, esquema vacinal completo e de se ausentar de atividades presenciais em caso de sintomas gripais.

O momento serviu ainda para uma breve apresentação dos professores Bosco Filho e Rodson Ricardo sobre o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (Nupics), que junto com a Progep, anunciou para breve o lançamento do Programa de Saúde, Qualidade de Vida e Bem-estar, para atender servidores e estudantes.
Logo mais à noite, o segundo momento da Uern Reconecta no Campus de Natal vai reunir os estudantes dos cursos de Direito, Turismo e Ciências da Religião, que têm turmas noturnas. Já a comitiva da reitoria segue para os campi de Caicó e Assu, para o Reconecta à tarde e à noite, respectivamente. Amanhã (15), a programação será no Campus Central, pela manhã e à noite; na quinta (17), em Patu, à noite; e sexta (18), em Pau dos Ferros, pela manhã e à noite.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support