Uern ‘reconecta’ comunidade acadêmica na volta às aulas

Do Oiapoque à Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Do ensino remoto às aulas presenciais. De vários lugares do Brasil para terras potiguares. Depois de exatos dois anos, estudantes, técnicos administrativos e professores voltaram às salas de aula, bibliotecas, corredores e ocuparam outros espaços acadêmicos.

A Uern foi uma das primeiras instituições do RN a suspender suas atividades presenciais no início da pandemia, em 15 de março de 2020. Os diálogos somente através das telas dos celulares, tablets e computadores, enfim, agora fazem parte do passado.

Adriane Santos veio da cidade do Amapá, que faz parte de uma expressão famosa com outro município no extremo sul do Brasil. “Do Oiapoque ao Chuí” já foi tema de músicas, título de livro, percurso de maratona e até mesmo nome de dupla sertaneja.

Cursar uma graduação na área audiovisual, experimentar as várias possibilidades que a profissão oferece e se mudar para o Nordeste a fizeram escolher a Uern para estudar. Na última semana, a oiapoquense conheceu o Campus Central, em Mossoró.

“Foi meu primeiro contato presencialmente. Eu não conhecia todos meus colegas pessoalmente também. A experiência até agora vem sendo algo bem novo pra mim, seja conhecendo os colegas ou o Campus. Gostei bastante da recepção, ainda mais por eu ser de outro estado. Meus colegas foram bem solícitos e a estrutura da faculdade também achei boa”, destacou a aluna do 3° período de Rádio, TV e Internet.

O retorno presencial era algo muito aguardado por Lucas Gabriel, natural de Luís Gomes, cidade localizada no oeste potiguar.

Turma de Rádio, TV e Internet na retomada das aulas presenciais

“Foi bastante emocionante ver pessoalmente os amigos, todos vacinados e protegidos. Com relação à estrutura e recepção, foi além do que eu estava esperando. Fiquei feliz de ver que, em meio às dificuldades, a Uern continua do mesmo jeito que sempre foi: Uma segunda casa para os alunos”, disse orgulhoso o discente do 3º período de Publicidade e Propaganda.

Erick Henrique, colega de turma de Adriane, está amando a experiência que a Universidade está proporcionando.

“Me sinto completamente livre dentro dela, seja em relação ao modo de me vestir, conversar com as pessoas, passear pelo Campus. Está sendo muito bom. Sobre meus colegas e professores, não conhecia quase ninguém pessoalmente, apenas três colegas e, ao vê-los de perto pela primeira vez e poder interagir de fato, foi uma energia única. Poder abraçar, trocar ideias, rir, ter um contato mais humano e real. Espero muito poder aprender com minha turma e os docentes e, ao mesmo tempo, conseguir pôr em prática e produzir muito material bom e encontrar meu espaço ali dentro da Universidade”, exemplificou o aluno natural de Caicó.

Em mensagem divulgada à comunidade acadêmica, a reitora Cicília Maia desejou boas-vindas nessa retomada.

“Tenho certeza que, em cada olhar e gesto, seremos tomados pela saudade, pelo carinho e pelo amor armazenado por dois anos para distribuirmos entre amigos. Os cuidados permanecem, mas aos poucos, e com segurança, tenho certeza que voltaremos ao convívio da aprendizagem coletiva que tanto nos alimenta. Podem ter certeza que uma equipe gigante trabalhou todos os dias, nos últimos meses, para recebê-los de volta com muito zelo e atenção”, diz uma parte da nota.

Recepção ao estilo

A Universidade preparou um grande evento para receber os estudantes no Campus Central, em Mossoró, e nos campi de Natal, Caicó, Assú, Patu e Pau dos Ferros. O Uern Reconecta, iniciativa intersetorial, desenvolveu uma série de atividades de acolhimento e interação entre a comunidade acadêmica.

No Uern Reconecta em Patu teve até trio de forró pé-de-serra

Vacinação contra o coronavírus, testagem, aplicação de flúor, atendimentos do Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS), rodas de conversa, aulas de dança, apresentação da estrutura universitária e administrativa, de serviços, programas e setores e apresentações artístico-culturais fizeram parte da larga programação desenvolvida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e Ouvidoria.

O titular da Prae, Erison Natécio, resumiu o que o evento conseguiu atingir ao longo dessa última semana em todos os campi.

“Uma acolhida em que nós proporcionamos momentos de alegria, de envolvimento, de calor, de abraço, de toque, de reconectar as relações. O Uern Reconecta foi um conjunto de ações e atividades voltadas à essa retomada, para que pudéssemos acolher nossos alunos, mostrar o que a Universidade tem, mostrar quem somos, os setores administrativos e acadêmicos, os serviços que oferecemos, mas sobretudo comemorar essa volta. O Reconecta proporcionou momentos interessantes de interação, socialização de experiência e uma volta às atividades. Um momento muito lindo que teve como ponto principal esse resgate das relações presenciais”, apontou.