...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN recepciona calouros do Campus Central

Alunos ingressantes no semestre 2018.2 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram nesta quarta-feira (20) do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA).

A atividade é realizada no início de cada semestre letivo e tem o objetivo de apresentar a estrutura da UERN aos “calouros”, bem como programas, projetos e ações nas áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação, às quais eles podem se integrar.

O SAMBA é coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), e envolve todas as pró-reitorias, diretorias e assessorias da instituição, como explica o pró-reitor Erison Natécio. “No Samba, o aluno ingressante tem uma visão geral da Universidade, conhece alguns serviços e onde procurar informações para ter acesso, além de ser um momento de integração entre alunos, professores e técnicos dos diferentes setores”, informou o pró-reitor.

Laura Lany ingressou no curso de Ciências Contábeis. Ela aprovou a iniciativa da instituição, em especial, por ser uma instituição inclusiva. “Gostei muito do SAMBA e me encantei com a discussão em torno da inclusão, seja de pessoas com deficiência, LGBT ou qualquer outra. Ainda existe muito preconceito e é preciso cultivar o respeito às diferenças. Estou apaixonada pela UERN”, afirmou a estudante.

Samuel Vagner já estudava na UERN e ingressou neste semestre no curso de Publicidade, através do edital de vagas não-iniciais. Segundo o estudante, o novo formato do SAMBA possibilitou que os alunos novatos se sentissem realmente acolhidos e com uma noção de como funciona a instituição na qual estão chegando. “Até mesmo para mim, que participei do SAMBA no ano passado, foi acolhedor. A programação foi mais compacta e tivemos mais tempo de visitar os estandes e conversar com os professores e técnicos da UERN”, afirmou Samuel.

O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) , Paulo Sérgio, apresentou parte da equipe do DCE e chamou a atenção dos calouros para o papel da instituição. “Essa Universidade tem um papel transformador na nossa história e nós temos um papel primordial de estar nesse momento de luta e de defender a nossa Universidade”.

Os alunos foram recepcionados pelo reitor Pedro Fernandes, que falou sobre as possibilidades às quais os alunos poderão ter acesso, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além do Núcleo de Línguas, Escola de Música, quadra, academia, entre outros. O reitor chamou a atenção dos alunos para a importância de aproveitar essas oportunidades, que irão contribuir para a formação acadêmica e profissional. “O ensino superior não é feito somente de sala de aula. Aproveitem cada possibilidade que terão aqui pois o próximo passo é o mercado de trabalho”, afirmou o reitor, que falou ainda sobre a formação continuada, que já é realidade na instituição, com cursos de pós-graduação strictosensu em todas as áreas do conhecimento.

Participaram do SAMBA: PRAE, PROEG, PROPEG, PROEX, PROGEP, DEaD, DAIN, DAINT, DCE, Ouvidoria, Avaliação Institucional, Sistema Integrada de Bibliotecas, além das instituições parceiras do evento SENAC, IEL, Sest/Senat e Imagem Formaturas.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support