UERN recepciona calouros do Campus Central

Alunos ingressantes no semestre 2018.2 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participaram nesta quarta-feira (20) do Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA).

A atividade é realizada no início de cada semestre letivo e tem o objetivo de apresentar a estrutura da UERN aos “calouros”, bem como programas, projetos e ações nas áreas de ensino, pesquisa e pós-graduação, às quais eles podem se integrar.

O SAMBA é coordenado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), e envolve todas as pró-reitorias, diretorias e assessorias da instituição, como explica o pró-reitor Erison Natécio. “No Samba, o aluno ingressante tem uma visão geral da Universidade, conhece alguns serviços e onde procurar informações para ter acesso, além de ser um momento de integração entre alunos, professores e técnicos dos diferentes setores”, informou o pró-reitor.

Laura Lany ingressou no curso de Ciências Contábeis. Ela aprovou a iniciativa da instituição, em especial, por ser uma instituição inclusiva. “Gostei muito do SAMBA e me encantei com a discussão em torno da inclusão, seja de pessoas com deficiência, LGBT ou qualquer outra. Ainda existe muito preconceito e é preciso cultivar o respeito às diferenças. Estou apaixonada pela UERN”, afirmou a estudante.

Samuel Vagner já estudava na UERN e ingressou neste semestre no curso de Publicidade, através do edital de vagas não-iniciais. Segundo o estudante, o novo formato do SAMBA possibilitou que os alunos novatos se sentissem realmente acolhidos e com uma noção de como funciona a instituição na qual estão chegando. “Até mesmo para mim, que participei do SAMBA no ano passado, foi acolhedor. A programação foi mais compacta e tivemos mais tempo de visitar os estandes e conversar com os professores e técnicos da UERN”, afirmou Samuel.

O coordenador-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) , Paulo Sérgio, apresentou parte da equipe do DCE e chamou a atenção dos calouros para o papel da instituição. “Essa Universidade tem um papel transformador na nossa história e nós temos um papel primordial de estar nesse momento de luta e de defender a nossa Universidade”.

Os alunos foram recepcionados pelo reitor Pedro Fernandes, que falou sobre as possibilidades às quais os alunos poderão ter acesso, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além do Núcleo de Línguas, Escola de Música, quadra, academia, entre outros. O reitor chamou a atenção dos alunos para a importância de aproveitar essas oportunidades, que irão contribuir para a formação acadêmica e profissional. “O ensino superior não é feito somente de sala de aula. Aproveitem cada possibilidade que terão aqui pois o próximo passo é o mercado de trabalho”, afirmou o reitor, que falou ainda sobre a formação continuada, que já é realidade na instituição, com cursos de pós-graduação strictosensu em todas as áreas do conhecimento.

Participaram do SAMBA: PRAE, PROEG, PROPEG, PROEX, PROGEP, DEaD, DAIN, DAINT, DCE, Ouvidoria, Avaliação Institucional, Sistema Integrada de Bibliotecas, além das instituições parceiras do evento SENAC, IEL, Sest/Senat e Imagem Formaturas.