Uern recepciona alunos nos locais de prova do Enade

Diversos setores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estiveram engajados hoje, 14, na recepção dos alunos que se submeteram ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Mais de 900 alunos concluintes de 18 cursos de bacharelado e licenciatura deveriam fazer a prova.

Para a reitora da Uern, professora Dra. Cicília Maia, a expectativa era a melhor possível com o acolhimento aos estudantes em Mossoró e nas cidades onde a Uern tem os campi avançados.

“Estamos com a nossa equipe gestora, com os nossos chefes de departamentos, com os diretores de unidade prestando orientações, esclarecimentos e, principalmente, motivando os nossos alunos nesse importante dia de Enade”, destacou.

Mateus Oliveira, do 8º período de História, chegou cedo ao Campus Leste da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), local em que a Uern montou uma tenda para acolher os alunos em Mossoró e distribuir kits com canetas, doces, picolés e mensagens de apoio.

“É um momento importante, porque é quando a comunidade acadêmica vai receber de nós estudantes o resultado do trabalho que eles fizeram ao longo desses quatro anos. Então é mostrar a qualidade do nosso curso, mostrar a qualidade do nosso corpo docente, a nossa estrutura, então acho muito importante pra nossa Universidade que a gente esteja aqui hoje dando essa contribuição pra avaliação nacional dela”, avaliou.

Beatriz Mariano, aluna de Letras, estava ansiosa momentos antes de entrar no local de prova.

“Tem uma certa expectativa, de medo, de insegurança, enfim, é uma prova muito parecida com a que a gente faz pra entrar na universidade e, agora, pra sair, pra obter nosso diploma”, comentou.

Sua colega de turma, Bonieria Medelleve, disse que o momento era importante para mostrar o “que a gente aprendeu, passar um feedback pra Universidade e receber de volta também. É muito importante pra medir o nosso conhecimento adquirido”, completou.

O professor Dr. Wendson Dantas, titular da Assessoria de Avaliação Institucional, disse que a expectativa com os resultados da prova é sempre positiva, mesmo com as consequências da pandemia.

Em Pau dos Ferros, a recepção foi no IFRN.

“Embora a gente tenha vivido um período que obrigou as instituições como a nossa a reformular a forma do ensino – e aí com o ensino remoto que é algo novo -, então isso gera alguma expectativa de não muita certeza, mas a gente acredita no potencial do nosso aluno, na formação que a gente compete a eles e espera um bom resultado”, comentou.

Participaram da prova concluintes dos cursos de bacharelado em Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Educação Física; bem como de todos os cursos de licenciatura: Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Português, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Matemática, Música, Pedagogia e Química.