...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN recebe visita técnica para implantação de pós-graduação em Fisiologia

A presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, Maria José Compagnole, e a coordenadora-geral do Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, Ilma Brum, visitaram os laboratórios e instalações da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nesta terça-feira, 14.

A Universidade está sendo avaliada para receber o Programa Multicêntrico em Ciências Fisiológicas, que abrange cursos de mestrado e doutorado em Fisiologia. Caso seja aceita, a instituição será a primeira universidade do Rio Grande do Norte a oferecer um curso de pós-graduação nesta área, bem como a primeira universidade estadual da região Nordeste credenciada a este programa.

“A UERN submeteu uma proposta à coordenação-geral do programa. Nós fizemos uma avaliação prévia e neste momento estamos avaliando a infraestrutura e as condições para o desenvolvimento das atividades do programa multicêntrico. Pela localização geográfica e por ter vários cursos de graduação na área, nós estamos avaliando a possibilidade de credenciamento dessa instituição a nossa rede de associados”, explicou Ilma Brum.

O programa conta 11 instituições associadas e 5 nucleadoras, localizadas em nove estados. De acordo com a presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia, o objetivo deste programa é diminuir a assimetria existente entre os programas de pós-graduação no país.  “A Sociedade Brasileira de Fisiologia tem um programa de pós-graduação que visa reunir  docentes que estão em instituições que ainda não tem pós-graduação nesta área. Nosso objetivo é reunir esses docentes e formar uma instituição associada de pós-graduação que possa oferecer mestrado e doutorado nesta área. A ideia é que, no futuro, esse grupo possa ter seu próprio programa”, explicou Maria José Compagnole, afirmando que atualmente 70% dos doutores estão no Sudeste do país.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Rodolfo Lopes, a instituição submeteu a proposta com o objetivo de atender à demanda existente nesta área. “Há uma demanda muito grande. Nossos alunos procuravam alternativas em outros programas de mestrado, porém, quando concluíam, precisavam ir para os grandes centros para cursar o doutorado”, explicou o pró-reitor, chamando a atenção para a possibilidade de rediscutir a política de capacitação no Estado. “É de fato para a gente um momento histórico. Com esse programa, nós deixaremos de enviar alunos para os grandes centros e passaremos a receber alunos de outras regiões onde não existe a pós-graduação em Fisiologia”, concluiu.

O reitor Pedro Fernandes recebeu a comissão em seu gabinete. Ele ressaltou a importância da presença da presidente da Sociedade Brasileira de Fisiologia e da coordenadora-geral do Programa Multicêntrico na instituição. “Para nós é um marco a presença das senhoras na UERN, e aumenta a nossa responsabilidade em relação a este programa. É muito importante discutir a ampliação da pós-graduação neste momento, principalmente por partir do princípio de que ter uma pós-graduação significa ter uma graduação consolidada”.

O reitor afirmou ainda que atualmente 90% dos professores da instituição possuem título de mestre ou doutor, e que a Universidade enfrenta o grande desafio de fixar esses professores no interior do Rio Grande do Norte. “Nós trabalhamos para captar, capacitar e fixar esses professores aqui”, finaliza.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support