...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern recebe visita do supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) recebeu o supervisor de Centros do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Filipe Lopes Barboza, na manhã desta quinta-feira, 28. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura da Universidade, a fim de discutir uma parceria para a instalação de um Centro de Referência Paralímpico.

Durante a visita, representantes da gestão e da Faculdade de Educação Física (FawfAEF) apresentaram ao supervisor do Comitê Paralímico as ações da Universidade voltadas para a inclusão, nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. E ressaltaram a importância da parceria para o fortalecimento da Uern como uma instituição cada vez mais inclusiva e includente.

O Centro de Referência Paralímpico tem a proposta de disponibilizar a prática de atividades físicas, como judô, natação, goalbsll, parabadminton, futebol 5 e 7 e parapowerlifting, para crianças e jovens de 10 a 17 anos matriculados nas unidades escolares do município e do Estado, como também atletas de alto rendimento, com deficiência física, visual e intelectual. A ideia é fomentar a a prática de modalidades paradesportivas, da base ao treinamento de alto rendimento, atendendo paratletas da cidade de Mossoró e Natal.

A reitora Cicília Maia destacou que o Centro de Formação Paralímpico beneficiará a comunidade acadêmica e toda a comunidade das regiões circunvizinhas. “O Centro de Formação é mais um projeto que fortalece a Uern como uma universidade socialmente referenciada. Nossa missão é extrapolar os muros da Instituição e discutir a soluções para problemas junto à sociedade”, diz, destacando que a parceria vem a otimizar as ações de inclusão que já são desenvolvidas.

“Nós temos uma política de inclusão bem definida. A instalação de um Centro de Formação Paralímpico vem para somar a essas ações e oferecer práticas de atividades físicas para crianças e jovens. Paralelo aos diálogos para a parceria com o Comitê paralímpico, estamos trabalhando em projeto de acessibilidade dos espaços”, informa a reitora.

Filipe Barboza enfatizou que é uma alegria estar em contato com a Universidade visando o estabelecimento dessa parceria. “A Uern é um polo central no interior do Estado. É muito importante trazer crianças e jovens para dentro da Universidade, além de estimular a prática de atividades físicas e descobrir novos talentos no esporte paralímpico, a proximidade da comunidade com a instituição abre um ambiente de muitas escolhas para a formação futura”, afirma o representante do Comitê.

A proposta do programa de criação de Centros de Referência Paralímpico é estar no máximo de estados do país e para trazer as pessoas para os espaços que elas têm direito. O objetivo principal é valorizar pessoas com deficiência, promovendo-as socialmente por meio do esporte, bem como revelar talentos para despontarem a nível nacional por meio do treinamento de excelência.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support