UERN recebe visita de comissão para avaliação institucional do processo de recredenciamento

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu na manhã desta segunda-feira, 14, a comissão nomeada pelo Conselho Estadual de Educação para avaliação institucional do processo de recredenciamento. Serão três dias de visita às unidades do Campus Central da instituição.

A equipe, composta por Lecy Maria de Araújo Gadelha, Maria das Dores Melo e Wannise de Santana Lima, foi recebida pelo reitor da UERN, Pedro Fernandes Ribeiro Neto; o vice-reitor Aldo Gondim Fernandes; pró-reitores, diretores de faculdades e dirigentes de unidades acadêmicas. Na reunião, foi apresentado um resumo da história e trabalho da universidade.

Pedro Fernandes enfatizou o papel que a UERN desempenha no desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte ao longo de 48 anos. Para se ter um ideia, hoje, 89% dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade são oriundos de escola pública.

Na apresentação dos diretores de faculdades, foi destacada a preocupação que a instituição tem com a formação completa dos profissionais. “Trabalhamos a formação ética, crítica, filosófica, uma formação para além da técnica”, destacou a diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), a professora Gláucia Helena Araújo Russo. O fruto desse trabalho voltado para a formação discente pode ser observado nas histórias de sucesso dos egressos da Universidade. “Basta ver a quantidade de colações extraordinárias que vimos fazendo porque nossos alunos são aprovados em concurso e pós-graduação antes mesmo de terminar o curso”, exemplifica a diretora da Faculdade de Letras e Artes (FALA), professora Hubeônia Morais de Alencar

Por falar em pós-graduação, a UERN teve significativo avanço nesse segmento. Atualmente, a Universidade oferece 20 cursos de mestrados em todas as áreas do conhecimento e dois cursos de doutorado, além de dezenas de cursos de especialização. Com isso, aluno da UERN tem a possibilidade de educação continuada no âmbito da instituição.

Os avanços no ensino e graduação são reflexo da qualificação do quadro de profissionais da Universidade. “Hoje, 84% dos nossos professores têm Dedicação Exclusiva (DE) e 80% dos docentes são doutores e mestres, sendo sua maioria doutores”, frisa o reitor. O incentivo à capacitação dos técnicos-administrativos também é uma realidade que tem influência direta na qualidade dos serviços da Universidade.

Membro integrante da comissão do Conselho Estadual de Educação, Maria das Dores Melo reconhece a importância do papel da interiorização do conhecimento protagonizado pela UERN. Ele ressalta que a ideia da avaliação visa contribuir cada vez mais para a melhoria do Ensino Superior. “A avaliação é um ciclo contínuo, não é um processo de julgamento. O discurso que ouvimos nesta manha é válido e sabemos que o caminho é esse”, complementa Wannise de Santa.

Para Lecy Gadela, a avaliação externa é necessária para buscar cotinuadamente a melhoria do ensino superior. “Há 11 anos trabalhando na avaliação institucional pelo Inep, conheço a realidade das IES públicas e privadas. Vamos buscar as informações necessárias de modo a não cometer nenhuma injustiça”, disse.

Ainda durante a manhã, foi apresentado um minidocumentário, produzido pela equipe da Agecom, sobre a história da UERN e seu trabalho nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. A professora Inessa Linhares, membro da comissão interna para o processo de recredenciamento, afirma estar confiante com a avaliação positiva. “Por todo trabalho que vem sendo feito e pelo importante papel social que a UERN tem desempenhado, estamos seguros do êxito desse processo”, declara.

O reitor Pedro Fernandes ressalta que apesar de todas as dificuldades, a UERN tem conseguido avanços no tripé que compõe a formação acadêmica. “A UERN surgiu no interior do Rio Grande do Norte e está presente em 17 municípios potiguares. Temos orgulho de dizer que temos uma universidade que se preocupa com a formação de profissionais, com a acessibilidade e inclusão, com a formação continuada, com a capacitação dos seus docentes e técnicos. Temos grupos de pesquisa, projetos e extensão, ensino a distância, projetos de iniciação à pesquisa e à docência. Temos muito que nos orgulhar de nossa Universidade”, finaliza.