Uern recebe recursos do FINEP para conclusão da Biblioteca do Campus de Pau dos Ferros e bloco da Pós-graduação da FANAT

Nesta quarta-feira (23), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) conseguiu a liberação de mais de 1 milhão de reais para a conclusão da Biblioteca do Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, e do bloco de pós-graduação da FANAT, no Campus Central.
Os repasses são de R$ 1.058.764,00, recurso aprovado na Carta Convite da FINEP, num convênio firmado em 2016.

O pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UERN, João Maria Soares, explica que há alguns dias o diretor de desenvolvimento científico e tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Prof. Wanderley de Souza, visitou a UERN acompanhado pelo superintendente da área de desenvolvimento científico e tecnológico e de infraestrutura, Ricardo Rosa, e pelo assessor jurídico, Bruno Mattos. Em equipe eles observaram os laboratórios de pesquisas que possuem equipamentos adquiridos com recursos de CTINFRA’s da Finep e obras em andamento na instituição que também recebem recursos da agência financiadora.

Para o reitor Pedro Fernandes, a liberação dos recursos pela FINEP é uma excelente notícia. “Com estes recursos podemos concluir a biblioteca de Pau dos Ferros, que será de grande porte, e o prédio da pós-graduação na FANAT, outra demanda importante para a institução”.

Vale lembrar que o reitor e equipes de professores realizam duas viagens e já conseguiram trazer para a UERN um montante de R$ 2.8 milhões. Desde 2009, a Universidade vem aprovando ano após ano, diversos projetos. Já totalizados em torno de R$ 15 milhões de recursos aprovados.

Para João Maria Soares esses recursos estão dentro de um planejamento realizado para a instituição que envolve ainda mais 4 milhões de reais. “A UERN possui vários convênios com a Finep, que somam mais de R$ 4 milhões, a serem repassados pela agência à instituição. São investimentos que nos ajudam a acelerar a finalização da obras até o próximo ano”. Mencionou João Maria.

No próximo ano serão direcionados recursos para dois outros edifícios, onde vão estar localizados os equipamentos que hoje estão distribuídos em vários lugares e que merecem uma acomodação melhor.