...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN recebe microscópio eletrônico de varredura, importado da República Tcheca

Os pesquisadores, professores, alunos da Iniciação Científica e dos cursos de Mestrado passam a contar com um importante equipamento que irá auxilar a Pesquisa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com investimento de R$ 429 mil, a UERN adquiriu um Microscópio eletrônico de varredura, importado da República Tcheca. O recurso é proveniente de dois editais – CT-Infra/FINEP e Pró-Equipamento/CAPES.

O professor Dr. João Maria Soares, vice-diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), explica que o microscópio é capaz de investigar materiais com dimensões nanométricas. “A resolução dele é de 1 nanometro, dá para ver 10 átomos. O microscópio faz imagens nessa resolução. Dá para identificar e quantificar os elementos químicos”, explica o professor João Maria, acrescentando que o microscópio, além de auxiliar o estudo na área de nanociência, poderá ser utilizado também em outras áreas.

O microscópio chegou à UERN, prédio da FANAT, nesta quinta-feira (06) e ficará sob a responsabilidade do Laboratório de Física. Sua montagem levará cerca de três dias, pois necessita de um técnico especializado. Com todos os acessórios inclusos, o equipamento pesa 1.356 Kg. A expectativa é que o microscópio esteja instalado e em funcionamento até o final deste mês. No país só há um quipamento semelhante, localizado numa Universidade de São Paulo.

“Esse é o equipamento mais caro já adquirido pela UERN. Um alto investimento”, afirma o Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Severino Neto, que acompanhou de perto todo o processo de importação do microscópio.

IMPORTAÇÕES – Somente neste ano, a UERN realizou 18 processos de importação, com recursos captados em editais nacionais. Para agilizar as demandas e comprar diretamente junto aos fornecedores, a UERN, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças (PROPLAN), implantou o Setor de Importações, que atua devidamente credenciado junto ao CNPq.

A equipe do Setor de Importações da UERN conta, inclusive, com credenciais permanentes da INFRAERO, o que permite trânsito livre para embarcar e desembarcar mercadorias.

Mais informações:
3315-2196 – Laboratório de Física
3315-0001 – Gabinete da PROPLAN

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support