UERN recebe microscópio eletrônico de varredura, importado da República Tcheca

Os pesquisadores, professores, alunos da Iniciação Científica e dos cursos de Mestrado passam a contar com um importante equipamento que irá auxilar a Pesquisa na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Com investimento de R$ 429 mil, a UERN adquiriu um Microscópio eletrônico de varredura, importado da República Tcheca. O recurso é proveniente de dois editais – CT-Infra/FINEP e Pró-Equipamento/CAPES.

O professor Dr. João Maria Soares, vice-diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT), explica que o microscópio é capaz de investigar materiais com dimensões nanométricas. “A resolução dele é de 1 nanometro, dá para ver 10 átomos. O microscópio faz imagens nessa resolução. Dá para identificar e quantificar os elementos químicos”, explica o professor João Maria, acrescentando que o microscópio, além de auxiliar o estudo na área de nanociência, poderá ser utilizado também em outras áreas.

O microscópio chegou à UERN, prédio da FANAT, nesta quinta-feira (06) e ficará sob a responsabilidade do Laboratório de Física. Sua montagem levará cerca de três dias, pois necessita de um técnico especializado. Com todos os acessórios inclusos, o equipamento pesa 1.356 Kg. A expectativa é que o microscópio esteja instalado e em funcionamento até o final deste mês. No país só há um quipamento semelhante, localizado numa Universidade de São Paulo.

“Esse é o equipamento mais caro já adquirido pela UERN. Um alto investimento”, afirma o Pró-Reitor de Planejamento e Finanças, Severino Neto, que acompanhou de perto todo o processo de importação do microscópio.

IMPORTAÇÕES – Somente neste ano, a UERN realizou 18 processos de importação, com recursos captados em editais nacionais. Para agilizar as demandas e comprar diretamente junto aos fornecedores, a UERN, através da Pró-Reitoria de Planejamento e Finanças (PROPLAN), implantou o Setor de Importações, que atua devidamente credenciado junto ao CNPq.

A equipe do Setor de Importações da UERN conta, inclusive, com credenciais permanentes da INFRAERO, o que permite trânsito livre para embarcar e desembarcar mercadorias.

Mais informações:
3315-2196 – Laboratório de Física