...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN recebe nesta semana apresentações artísticas do Coletivo N·S·L·O

De 26 a 28 de março, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebe o Coletivo N·S·L·O, grupo de criação e performance musical, que está na segunda etapa de seu projeto artístico, com apoio do programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. Na programação consta dois concertos, além de atividades de formação e intercâmbio, e será realizada na Faculdade de Letras e Artes (FALA).

No âmbito do projeto contemplado pelo Rumos Itaú Cultural, serão desenvolvidas novas peças para formações de solos, duos e quarteto. No dia 27 de março, às 19h, haverá concerto no Auditório do Departamento de Artes (DART), onde ocorrerão as pré-estreias das duas primeiras criações do Coletivo: Tudo é perdido quando o desejo fica repartido, para casal de violonistas e Novos sururus e quiprocós de um convescote chumbrega, para flautista e pianistas. Ambas contam com a participação de assistentes ─ estudantes locais envolvidos em oficinas de colaboração criativa ─ e exploram aspectos como improvisação e teatralidade.

O Coletivo reúne cinco músicos que se conheceram em Porto Alegre (RS), no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões, professor do Curso de Licenciatura em Música da UERN, e Sabrina Souza, instrutora de Violão da Escola de Música da UERN, (violonistas) e Dario Rodrigues Silva (pianista). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa.

O projeto Coletivo N·S·L·O: colaboração compositor-intérpretes na criação musical contemporânea foi contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018. A iniciativa tem como objetivo a criação gradativa de um repertório original baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos. A execução do projeto, distribuída ao longo de 16 meses, se concretiza em cinco viagens que contemplam as cidades de origem ou atuação profissional dos seus integrantes.

A proposta criativa do Coletivo N·S·L·O é uma pesquisa artística inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. Distingue-se, principalmente, pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de performance musical, tais como a interação com o público e a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais.

Confira a programação do Coletivo Atividades na UERN
Entrada franca

TERÇA-FEIRA, 26
Masterclass Piano
Dario Rodrigues Silva
Horário: 14h
Local: Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN)
Vagas limitadas

Masterclass Flauta
Gina Arantxa
Horário: 14h
Local: Sala 5 (FALA – Sede II/UERN)
Vagas limitadas

QUARTA-FEIRA, 27
Mesa-Redonda “Trajetórias musicais: atuação profissional e interfaces criativas”
Dario Rodrigues Silva, Gina Arantxa, Heitor Oliveira, Renan Simões e Sabrina Souza Gomes
Horário: 9h
Local: Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN)
Concerto 1
Pré-estreia de criações do Coletivo N·S·L·O
Horário: 19h
Local: Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN)

QUINTA-FEIRA, 28
Concerto 2
Obras de Halffter, Rauta, Nobre, Simões, Correa e Oliveira
Horário: 19h
Local: Auditório do DART (FALA – Sede II/UERN)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support