UERN REALIZA VII SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE 17 A 18 DE OUTUBRO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG/UERN), realiza o VII Salão de Iniciação Científica da UERN (SIC-UERN), cujo tema será “Ciência e Internacionalização – Os desafios da pesquisa na UERN”.

O evento ocorrerá no Campus Central da UERN, de17 a 18 de outubro de 2011, com a apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelo programa PIBIC-UERN-CNPq cota 2010-2011.

O primeiro evento será a apresentação da logística do PIBIC/UERN, que será feita pelo Prof. Dr. Iron Macedo Dantas no Auditório da Faculdade de Ciência da Saúde (FACS), no dia 17, às 13h30.

Também participam pesquisadores de renome nacional, eles apresentarão palestras sobre temas gerais e específicos como Dr. André Luiz Marenco dos Santos (Professor Associado II do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e do Bacharelado em Políticas Públicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de produtividade e pesquisa 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coordenador de Área Ciência Política e Relações Internacionais na CAPES). Ele fará a conferência de abertura às 19h30 no auditório da FACS.

Também participam professora Dra. Socorro Fátima Pacífico Barbosa (associada II da Universidade Federal da Paraíba, bolsista de produtividade e pesquisa 2, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em História da Literatura, atuando principalmente nos seguintes temas: História Cultural do Século XIX, História da Leitura, Literartura Infanto-juvenil, Ensino da Literatura e Psicanálise) e o professor Dr. Aldayr Dantas de Araújo (professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UFRN, atuando na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Processos Eletrônicos, Retroalimentação. É pesquisador nível II do CNPq).
Além das palestras também haverá premiação para os melhor

es trabalhos, que permitirá aos autores a publicação de um livro, com ISBN, no formato e-booking, pelas Edições UERN.

O Programa de Iniciação Científica da UERN encontra-se dividido em 5 áreas de conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Ciências Humanas e Ciências Sociais e Aplicadas. Nessa divisão, ocorrerá a premiação dos melhores trabalhos desenvolvidos, em cada área, no PIBIC cota 2010-2011.

PROGRAMAÇÃO DO VII SIC

17/09/2011
TARDE
13:30 – O Programa Institucional de Iniciação Científica da UERN: Organização e Logística
Prof. Dr. Iron Macêdo Dantas – Coordenador do PIBIC-UERN
Ismael Nobre Rabelo – Secretário do PIBIC-UERN
PÚBLICO ALVO: Docentes e discentes da atual cota de PIBIC -UERN-CNPq
LOCAL: Auditório da FACS

14:30 REUNIÃO COMITÊ PIBIC E AVALIADORES EXTERNOS
LOCAL: Sala de Reuniões da FACS

NOITE

19:30 – Abertura oficial do VII SIC
LOCAL: Auditório da FACS
Apresentação cultural – Instrumental do Conservatório de Música Dalva Stella de Freitas – UERN
MESA DE ABERTURA – Autoridades

Reitor da UERN – Prof. Milton Marques de Medeiros
Vice-Reitor da UERN – Prof. Dr. Aécio Cândido de Sousa
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação – Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto
Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação – Prof. Dr. Wogelsanger Oliveira Pereira
Coordenador do PIBIC/UERN – Prof. DR. Iron Macedo Dantas
Coordenador de Área Ciência Política e Relações Internacionais na CAPES – Prof. Dr. André Luís Marenco dos Santos (UFRGS)
Diretor de Assuntos Internacionais da UERN – Prof. Dr. Marcelino Pereira da Silva
Presidente da FAPERN – Profa. Dra. Bernadete Cordeiro de Sousa
Conferência de Abertura: Ciência e Internacionalização: os desafios na Iniciação Científica e no Ensino de Graduação.
Palestrante: Prof. Dr. André Luís Marenco dos Santos (UFRGS)
Coquetel de encerramento

18 DE OUTUBRO
MANHÃ
8:00 às 11:00 – Apresentação dos trabalhos – Banners
LOCAL: Saguão da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS)

PALESTRAS
13:30 às 14:30 – Palestra (a definir)
14:30 às 15:00 – Intervalo
15:00 ás 16:00 – Palestra (a definir)
16:30 às 18:00 – Sessão solene de encerramento e entrega da premiação.