...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza replantio de baobá no Campus Central

Dentro da programação da Semana da Consciência Negra, foi realizado na manhã desta sexta-feira, 19, o replantio do baobá no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A árvore foi replantada no jardim da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE).

A árvore sagrada para povos do continente africano havia sido plantada na Universidade em 2016, dentro da programação do I Encontro de Negras, Negros e Cotistas da Uern realizado à época. E hoje ela foi relocada para um local de maior visibilidade. “O replantio do baobá, no jardim da Prae, próximo ao Centro de Convivência da Uern, representa o reconhecimento e valorização da cultura negra”, destaca a reitora Cicília Maia.

Cicília Maia lembra que, desde a plantação do baobá em 2016, a Uern tem avançado para construção da identidade negra dentro da Universidade. “Aprovamos as cotas étnicos-raciais, desenvolvemos juntos à Prae ações de assistência estudantil que asseguram a permanência dos estudantes aprovados por estas cotas”, ilustra.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEAB) da Universidade e pró-reitora adjunta de Extensão, Eliane Anselmo, desde 2016, o baobá tem sido testemunha de muitas transformações na universidade, com ações de respeito e valorização da cultura negra.

O representante do Fórum de Terreiros, o babalorixá Pai Wellington, conhecido como Pai Bolinha, abençoou o replantio do baobá. “A árvore representa a ligação entre o divino e os homens. Que esse baobá cresça junto com a Uern, que traga força, resistência, alegria e energia positiva”, disse.

O baobá é uma árvore sagrada para os africanos, está presente em rituais de sabedoria e tem ligados a si conceitos como prosperidade, crescimentos e abundância. O baobá também se apresenta como símbolo de resistência contra o preconceito racial e religioso.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support