Uern realiza primeiro procedimento de heteroidentificação para candidatos a cotas étnico-raciais em cursos de pós-graduação

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizou, nesta segunda-feira (24), o primeiro Procedimento de Heteroidentificação para candidatos às cotas étnico-raciais em cursos de Pós-graduação.

O momento representa um avanço na política de ações afirmativas. “As cotas étnico-raciais para estudantes negros (pretos e pardos) e indígenas, também na Pós-graduação, e o procedimento de heteroidentificação consolidam a luta por uma universidade socialmente referenciada, inclusiva e includente, plural, democrática e diversa”, afirmou a professora Dra. Eliane Anselmo, que preside a banca.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Uern, prof. Dr. Rodolfo Lopes, destaca a importância da iniciativa: “Trata-se de um momento histórico para a nossa instituição e, sobretudo, marca o compromisso coletivo na luta pela garantia de oportunidades e direitos”.

Cinco candidatos(as) se submeteram à banca de heteroidentificação, realizada de forma virtual, sendo quatro da seleção do Programa de Pós-graduação em Ensino (Posensino) e um candidato do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN).

A banca foi composta por: Eliane Anselmo, do Departamento de Ciências Sociais, Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) e Grupo de Estudos Culturais (GRUESC); Ivonete Soares, do NEAB e do Programa de Pós-graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS); Cyntia Brasileiro, do Departamento de Ciências Sociais e GRUESC/ Uern; Genderson Kaio, da União Nacional dos Estudantes (UNE); e Luh Vieira, do Diretório Central dos Estudantes (DCE/Uern).

Resolução – No dia 7 de abril deste ano, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe/Uern) aprovou a Resolução Nº 23/2021, que regulamentou o Procedimento de Heteroidentificação complementar à autodeclaração dos candidatos pretos, pardos e indígenas, para fins de preenchimento das vagas reservadas para cota social em processos seletivos da Uern, ampliando a reserva de cotas étnico-raciais para os processos de seleção nos cursos de Ensino a Distância (EaD) e pós-graduação.