Uern realiza primeiro encontro institucional de parceiros em políticas de inclusão

Na tarde desta quarta-feira, 21, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, ocorreu o primeiro Encontro Institucional de Parceiros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte: Socialmente Referenciada, Inclusiva e Includente.

O evento, resultado de um projeto de extensão coordenado pela Profa Dra Ana Lúcia Oliveira Aguiar, da Diretoria de Ações Inclusivas (DAIN), reuniu entidades que, junto à Uern, promovem ações de políticas inclusivas no município e no estado nos seus mais diversos âmbitos.

Uma apresentação musical dos professores Hallyspon Dantas e Cláudio Araújo, seguida de performance dos artistas Martha Cristina Maia e Pedro Maia, do Circo da Alegria, abriram o encontro.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Mossoró, Dádiva Oliveira, abriu os discursos. “Nosso intuito é cada vez mais firmar ações e projetos que fomentem a acessibilidade”, disse.

Acrescentou ser preciso pensar medidas inclusivas e acessíveis na adoção de políticas públicas, destacando o exercício da ação coletiva na obtenção de resultados. “Estamos buscando estar mais fortes, com uma luta que só se faz de forma coletiva”.

Lembrou ainda do trabalho da professora Benômia Maria Rebouças, referência local na luta por políticas inclusivas.

A professora Ana Lúcia Aguiar, titular da Dain, salientou que o projeto iniciado nesta quarta tem como objetivo ampliação das políticas de inclusão e acessibilidade para promoção dos direitos das pessoas com deficiência.

Em sua metodologia, além dos debates com base na legislação para pessoas com deficiência em vigor no País, estão previstas visitas às sedes das instituições parceiras, a fim de promover uma rede de colaboração, partilha, troca de experiências e implementação de ações inclusivas.

“Esse trabalho só vinga quando somamos. A gestão superior trabalha e se debruça e está continuamente no esforço. O nosso trabalho na Uern é socialmente referenciado, inclusivo e includente”.

Reitora, a professora Cicília Maia registrou que o encontro vem no ensejo do início das celebrações dos 54 da Uern.

“A nossa universidade tem cor, tem amor e tem pessoas. É muito importante que façamos a inclusão de todos os tipos. Somente juntos conquistaremos o que nós merecemos. A Universidade tem feito um papel importante na abertura de portas, e é isso que nós desejamos; é essa a Universidade em que eu acredito”, finalizou, também fazendo referência ao trabalho da professora Benômia Maria.

O professor William Gledson e Silva, do Campus de Assú, finalizou o encontro em fala proferida através da plataforma Google Meet.

Também compuseram o dispositivo do evento o professor Chico Dantas, vice-reitor, e a assistente social Camila Morais da Rocha, egressa da Uern.