UERN realiza mais uma campanha de doação de sangue

Será realizado no dia 05 de dezembro de 2012 (quarta-feira, manhã e tarde) a segunda edição da campanha de doação de sangue, “UERN Sangue Bom”, organizada pela Diretoria de Desenvolvimento Social (DIRDES), órgão vinculado à Pró-reitoria de Externsão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PROEX/UERN).

A nova campanha tem o objetivo sensibilizar e conscientizar os novos discentes uernianos quanto a relevância da doação de sangue, e assim, contribuir com essa importante causa.

Para isso, o ônibus do Hemocentro Regional de Mossoró estará no Campus Central da UERN, próximo ao bloco de Pedagogia, coletando as doações.

Essa campanha também tem o apoio do Departamento de Assuntos Estudantis da Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (DAE/PRORHAE).
Para mais informações ligue 3315-2234 ou envie o e-mail para: dirdes.uern@gmail.com ou dirdes@uern.br.

Somente as campanhas de incentivo realizadas pelos hemocentros não são suficientes, por isso convidamos você, uerniano(a), para aderir a essa campanha. Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, apenas 1,9% da população brasileira doa sangue.

De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 3% dos brasileiros sejam doadores. A média mundial varia em torno de 3% a 5% da população.Em Mossoró-RN, a situação não é diferente. Manter o estoque de bolsas de sangue é uma batalha diária.

Não existe nada que substitua o sangue. A doação é uma atitude pela vida, que pode ser tomada por todos. Cada vez que alguém doa sangue, salva a vida de até quatro pessoas.

É importante saber que a quantidade de sangue retirada (450 ml) não afeta a saúde do doador porque a recuperação é imediata. É pouco para quem doa e muito para quem precisa.

Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem o objetivo de dar mais segurança a você e aos pacientes que receberão a doação. Por isso, é muito importante a sinceridade nas respostas. Honestidade salva vidas.

Condições e Recomendações básicas para doar sangue:
Sentir-se bem e estar saudável;
Apresentar documento oficial com foto;
Ter entre 16 e 68 anos de idade (*menores de 18 anos têm que ter autorização dos pais ou responsáveis);
Pesar acima de 50kg;
Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior;
Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores;
Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
Evitar alimentos gordurosos;
Nunca vá doar sangue em jejum.

Equipe Organizadora e Executora
Prof. Ms. Auris Martins de Oliveira (Coordenador)
TNM Isabelle Azevedo de Lima
Prof. Esp. Antônia Leonides Barbosa