UERN realiza II Seminário Nacional do Ensino Médio

Foi aberto na noite desta quarta-feira o II Seminário Nacional do Ensino Médio (SENACEM), organizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O SENACEM é pioneiro no Brasil por ser o primeiro evento de universidade discutindo o Ensino Médio. “O evento mobiliza a atenção com a escola pública. Não é um evento teórico, mas de busca de soluções para a o ensino médio na rede pública de ensino”, afirmou o professor Dr. Jean Mac Cole, coordenador do II SENACEM.

A solenidade foi presidida pelo Reitor da UERN, Milton Marques de Medeiros. Para ele, trata-se de uma ação que se enquadra com o momento da educação brasileira. “É um evento pioneiro e atual. Só há poucos anos a CAPES e o Ensino Médio passaram a ficar mais próximos. Hoje os educadores estão percebendo que essas duas fases do ensino não podem mais ficar divorciadas. Esse Seminário é consequência disso. Estamos dando a nossa contribuição”, afirmou.

Para o Reitor, a universidade pode dar uma grande colaboração incentivando a pesquisa já no Ensino Médio. “É uma forma nova de o Ensino Médio melhorar com métodos de ensino atuais, se comunicando com questões tecnológicas e a pesquisa”, acrescentou.
Esse entendimento foi reforçado pelo Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Pedro Fernandes. “Toda iniciativa que busque a informação como um todo é super-válida. Não adianta apenas a gente focar só na pós-graduação se a graduação e o ensino médio estiverem carentes. Se os dois estiverem bem a pós-graduação será ainda mais forte. Por isso a PROPEG incentiva eventos como esse”, justificou.

O SENACEM contou com a presença de Sandra Garcia, coordenadora geral de Ensino Médio do Ministério da Educação. Ela elogiou a iniciativa pioneira da UERN: “É muito importante a universidade debater a educação básica. Temos que ter mais mobilizações como essa no país”, destacou.

Ela disse ainda que universidade tem muito a oferecer na melhoria ao Ensino Médio. “A Universidade pode colaborar tentando entender quem são os jovens e adultos que estão nas escolas tornando-as mais criativas. A Universidade também pode ajudar aliando conhecimento teórico com a prática”, frisou.

O II SENACEM prossegue até esta sexta-feira com a realização de conferências nos auditórios da FAEF e FAFIC, localizados no Campus Central. Participam representantes do Ministério da Educação, Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade do Estado da Paraíba (UEPB), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e representantes da Secretaria Estadual de Educação do RN. “A Universidade se sente muito satisfeita em receber esses visitantes”, afirma o Reitor Milton Marques de Medeiros.