UERN realiza I Seminário Multidisciplinar de Atenção à Pessoa Idosa

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou hoje o I Seminário Multidisciplinar de Atenção à Pessoa Idosa (SEMAPI) que contou com programação acadêmica pela manhã com palestras de capacitações.

À tarde foi realizado um vernissage com exposição de fotografias e quadros produzidos por professoras aposentadas no projeto “Fazer Arte não tem Idade”, da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

O evento foi organizado pela Faculdade de Enfermagem (FAEN/UERN). Diretora da FAEN, Érica Louise explicou que a UERN já tem trabalhos de pesquisa e extensão voltados aos idosos e a ideia é fazer um evento ainda maior no próximo ano. “A gente decidiu juntar esforços com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa. É um nascedouro de uma universidade aberta para a pessoa idosa. Esse é um sonho que a gente quer realizar”, garantiu.

A técnica-administrativa de nível superior Lígia Guerra, que também faz parte do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, é a idealizadora do projeto. “Percebo que a UERN tem muitas atividades de pesquisa e extensão voltadas para as pessoas idosas, mas não mostra. Daí veio essa ideia”, explicou.

Lígia cita que o Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre a Terceira Idade (NEPTI), da Faculdade de Serviço Social (FASSO), é um dos mais antigos da UERN. “A UERN tem pesquisa para mostrar”, complementa.

Exposição

Um dos destaques da I SEMAPI foi a exposição de quadros feitos por professoras aposentadas da UERN como Neuza Medeiros. “É uma experiência válida porque tira a gente da inércia e encontra ex-colegas”, conta.

As reuniões do curso “Fazer Arte não tem Idade” são semanais e ministradas pela professora Margarida Alves que relata a experiência: “É uma grande oportunidade para preencher o tempo e serve também como terapia. Acabou virando um ponto de encontro”.