UERN realiza curso e palestra sobre conceitos básicos

A UERN, através do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, da Pró-Reitoria de Extensão, em parceria com o Sebrae e IEL, realizam nos dias 23 e 24 de outubro uma programação sobre Inovação e Propriedade Intelectual.

Será realizado um curso com o tema: “Inovação e Propriedade Intelectual: Conceitos e suas aplicações”, com o objetivo de capacitar os participantes em conceitos básicos a respeito de Inovação e Propriedade Industrial, seus marcos legais, como utilizar as ferramentas disponíveis, atuação das Instituições de Ciência e Tecnologia na geração, proteção e transferência de tecnologias, bem como se utilizar os bancos de dados internacionais como fonte de pesquisa. O curso tem carga horária de 16 horas/aulas e irá abordar a Lei de Inovação; Proteção de Conhecimentos; Tipos de Proteção; Bases de Dados e Patentes.

O curso será realizado nos dias 23 e 24, no auditório da Faculdade de Serviço Social (FASSO), no Câmpus Cental. O instrutor é o Prof. Genésio Vasconcelos, analista da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza/CE) e representante da Embrapa Agroindústria Tropical na Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) do Estado do Ceará – Rede NIT-CE e na Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará – RIC. As vagas são limitadas e podem ser feitas no http://di.uern.br/nit (menu: eventos).

No encerramento do evento, o prof. Genésio Vasconcelos irá proferir palestra com o tema “Interação entre Universidades e Empresas: parcerias que geram resultados práticos”. Será às 19h30 do dia 24, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS). A entrada é gratuita.

O NIT é responsável pela gestão da política de inovação tecnológica e de proteção ao conhecimento gerado na universidade e na região do estado. Suas atribuições são zelar pela manutenção da política institucional de estímulo à proteção das criações, licenciamento, inovação e outras formas de transferência de tecnologia; estimular, avaliar e classificar os resultados decorrentes de atividades e projetos de pesquisa  para o fim de incentivos à inovação; estimular e avaliar a solicitação de inventor independente, para o fim de adoção de invenção, conforme legislação vigente; opinar pela conveniência das criações desenvolvidas na UERN, com vistas a promover-lhes a proteção; opinar quanto à conveniência de divulgação das criações desenvolvidas na UERN, passíveis de proteção intelectual e acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da UERN.

Mais informações no FOLDER