UERN realiza Colação de Grau no Núcleo Avançado de Caraúbas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na noite desta quinta-feira, 1°, a colação de grau das turmas de Administração e Pedagogia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas. A solenidade foi presidida pela professora Me. Maria Auxiliadora Alves Costa, Diretora da Faculdade de Educação (FE), do Campus Central.

Participaram da cerimônia, 64 concluintes. No discurso, o orador da turma, Josemberg Eduardo Ramalho, do Curso de Pedagogia, enalteceu a importância da UERN para a transformação da vida das dezenas de pessoas que participaram da solenidade de conclusão do curso.

“Hoje estamos aqui para mostrar a todos que no RN há uma instituição de ensino instalada no interior bastante valiosa, que forma profissionais competentes e compromissados. Estamos comemorando a vitória do fechamento de um ciclo. Tudo foi válido ao longo dessa caminhada. Hoje a Universidade forma mais duas turmas de profissionais aptos para o mercado de trabalho. Somos filhos do interior, somos vencedores. Somos todos UERN”, enfatiza.

Para Josemberg Eduardo, a presença da UERN foi indispensável para a concretização do sonho de concluir um curso superior. Filho de agricultores, ele lembra dos desafios e dificuldades ultrapassados para concluir este ciclo.

“Moro no sítio Mariana, na zona rural de Caraúbas. De segunda à sexta-feira, saia às 17h para assistir aula e chegava em casa entre 23h e meia-noite. A UERN foi extremamente importante na realização desse sonho, por dar a oportunidade de uma pessoa que não tem condições de pagar uma faculdade concluir o ensino superior, com um ensino gratuito e de qualidade. Tenho muita gratidão à UERN e ao núcleo pela minha formação profissional”, declara o graduado, que também recebeu a medalha do Mérito Acadêmico durante a solenidade.

O paraninfo das turmas concluintes, Vandilson Ramalho de Oliveira, também enfatizou o papel da Universidade na formação profissional e pessoal dos filhos de Caraúbas. “A UERN vai além do conteúdo em sala, a Universidade forma profissionais comprometidos com uma sociedade justa e igualitária”. O prefeito de Caraúbas, Juninho Alves, exaltou a presença da UERN no interior e desejou sucesso aos graduados neste novo ciclo.

A professora Maria Auxiliadora parabenizou os graduados e declarou que a conquista do título de graduação é mérito individual e coletivo de estudantes e familiares familiares. Todavia, ela observa que deve-se admitir o papel da UERN, uma vez que sem a Universidade instalada no interior esse momento não seria possível para muitos dos graduados presentes.

“Para nós que fazemos a UERN, é redundância falar da importância dela para o interior, com a oportunidade de oferecer um ensino público, gratuito e de qualidade. Quando a UERN entrega alunos formados para o mercado de trabalho, ela presta contas à sociedade do seu importante papel. Já são quase 50 anos transformando vidas e avançando no interior”, declara, e conclamou a todos os graduados da noite se somar à luta em defesa da UERN. “Sem ela não é possível para muitos a realização do sonho de graduação no interior”, finaliza.