UERN realiza colação de grau em Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite de terça-feira (25), a colação de grau de 103 alunos do Campus Avançado de Pau dos Ferros e dos núcleos de São Miguel e Umarizal.

Celebrada no ginásio  do Instituto Federal do Rio Grando do Norte (IFRN) em Pau dos Ferros, a solenidade foi marcada pela emoção dos graduados e pelo reconhecimento à atuação da ex-diretora do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), professora Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas (in memoriam), que também foi paraninfa das turmas concluintes.

A colação foi presidida pelo vice-reitor da UERN, Prof. Aldo Gondim Fernandes, que realizou a entrega dos diplomas e da Comenda do Mérito Acadêmico, que é concedida aos alunos que obtiverem o melhor desempenho estudantil entre aqueles aptos a colar grau.

Em discurso, o vice-reitor enalteceu o esforço dos alunos ao longo da graduação e recomendou que eles continuem buscando qualificação profissional. “Que esse momento hoje seja não um ponto final, mas uma vírgula, um ‘até breve'”, destacou.

Aldo também salientou a emoção ao participar de sua última colação de grau em Pau dos Ferros, já que irá se aposentar neste ano.

A cerimônia foi marcada também pelo discurso da engenheira florestal e mestranda Josenilda Aprígio Dantas de Medeiros, que na ocasião representou a família da professora Joseney Rodrigues, sua cunhada.

Josenilda ressaltou o empenho que diretora do campus demonstrou desde a graduação no curso de Ciências Econômicas, bem como seu esforço pelo desenvolvimento da região do Alto Oeste Potiguar. “Joseney nunca se abateu ante as lutas travadas para com o campus, até porque é preciso ter coragem. E isso, como sabemos, ela tinha de sobra”, disse Josenilda.

Ao final de sua fala, Josenilda realizou a entrega simbólica de 240 livros do acervo pessoal de Joseney à UERN em Pau dos Ferros.

Orgulho

Outro momento marcante da solenidade foi a comemoração dos concluintes, que, entre muitos sorrisos e abraços, dividiram a alegria da graduação com amigos e familiares.

Para celebrar um instante de tanto contentamento, valeu até juntar dinheiro para alugar um carro e viajar mais de 80 quilômetros até Pau dos Ferros. Natural do município de São Miguel, o agricultor Francisco Peixoto da Silva viajou com a família para assistir ao filho, Francisco Marcos da Silva, receber o diploma do curso de Pedagogia.

“Eu não tô nem acreditando”, comentou Francisco Peixoto, cujo filho foi o primeiro membro da família a conquistar o nível superior. O orgulho é ainda maior, disse o agricultor, que não sabe ler nem escrever, pelo fato de Marcos ter se formado em uma área ligada à Educação.

Desde adolescente, contou, o filho o ajudava nos trabalhos no campo, mas nunca deixou de se dedicar aos estudos. “Às vezes chegava em casa de noite e não dava tempo nem ir jantar, já ia pra aula”.

Para Marcos, o principal obstáculo para concluir a graduação eram os deslocamentos diários de mais de 80 quilômetros entre a casa e a universidade, sobretudo quando não havia transporte gratuito até Pau dos ferros. “Teve mês que tinha que gastar mais de 150 reais só de transporte”, relatou.

De todo modo, destacou o pedagogo, todo o esforço mostrou ter valido a pena na noite da colação. “Eu me sinto um vitorioso”, resumiu.

Receberam o diploma alunos dos cursos de Ciências Econômicas, Administração, Ciências Contábeis (Núcleo São Miguel), Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa, Letras – Língua Portuguesa (Núcleo de Umarizal), Enfermagem, Enfermagem (Campus Central), Educação Física e Ciências Sociais – Parfor.