UERN realiza colação de grau em Caicó

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite desta quinta-feira (17), a colação de grau de alunos dos cursos de Enfermagem e Filosofia do Campus Avançado de Caicó.
Ao todo, 28 concludentes receberam o diploma na cerimônia, a qual foi marcada por discursos emocionados de representantes dos docentes e dos alunos.
Paraninfa das turmas concludentes, a professora Raquel Mirtes Pereira da Silva agradeceu a homenagem e destacou o empenho da universidade em prezar pela qualidade do ensino, enaltecendo também a dedicação dos alunos ao longo da graduação.
Em seu discurso, Raquel também ressaltou que os graduados devem, ao longo da carreira profissional, enfrentar diretamente os medos que se apresentarão em diversas situações. “A coragem é como um músculo, fica mais forte com a prática. Não deixem o medo destruir seus projetos e sonhos”, frisou.
Bravura ante os obstáculos
A necessidade de enfrentar temores foi um dos um dos desafios que marcaram a graduação da enfermeira Aline Constantina.
Primeira pessoa da família a ingressar em uma universidade, Aline confessou o receio que sentiu ao ter de se sair da casa dos pais, no município de Serra Negra do Norte, para ir morar em Caicó, onde passou a viver com uma tia.
“O que tive primeiro foi um medo do novo. Medo de sair do seio da família, ter que mudar”, relatou a enfermeira, que trabalhava aos sábados em uma loja de confecção para poder sustentar-se em Caicó. “Isso (o trabalho na loja) só mudou quando consegui uma bolsa na universidade, que me ajudou muito”.
Para Aline, o ato de superar os receios foi recompensado pela alegria e o orgulho de concluir o nível superior. “Agora, é uma imensa gratidão”, afirmou a enfermeira, que contou ter escolhido a profissão sobretudo pelo desejo de cuidar de outras pessoas.
Outro graduado que não conseguia conter a emoção de ter conquistado o diploma, o enfermeiro não pôde conter as lágrimas no início da cerimônia. Tamanha emoção, revelou, deveu-se ao empenho necessário para conciliar o curso e o trabalho como policial militar e à possibilidade de alcançar um objetivo do qual os pais foram privados no passado.
O enfermeiro Felipe Pereira Araújo ao lado dos pais (Foto: Rodrigo Oliveira)
“Meu pai é analfabeto e minha mãe não concluiu o ensino médio”, relatou o graduado. A mãe, destacou, tentou retomar os estudos já adulta, mas foi impedida por um problema de vista que a impossibilitou de continuar na sala de aula.
Todavia, se não pôde alcançar o sonho de concluir o estudos, a mãe de Felipe teve a alegria de assistir a seus dois filhos concluindo a graduação. “Não dá pra explicar, é muito bom mesmo”, comentou Djanira Pereira, cuja filha conquistou o diploma de Pedagogia na última semana.
Consciência tranquila
Se houve emoção em meio aos graduandos, entre os que conduziram a cerimônia não foi diferente. Visivelmente comovido, o vice-reitor da UERN, Aldo Gondim, comentou a alegria de participar de mais uma colação de grau e não escondeu o apego à universidade ao anunciar que aquela seria sua última colação em Caicó, já que irá se aposentar no próximo mês.
“Estou com a alma lavada e a consciência tranquila. Posso não ter feito tudo o que queria, mas tenho a convicção de que fiz tudo o que pude”, ressaltou o vice-reitor.