...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza colação de grau dos cursos de Serviço Social e Educação Física

Histórias de superação, de fé, perseverança e a lembrança de um colega que perdeu a vida para a Covid-19. A solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de Serviço Social e Educação Física, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizada na manhã desta quarta-feira, 18, foi marcada por muitos depoimentos e emoção.

A cerimônia foi realizada de forma remota, presidida pela reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Morais. Ao todo, 48 estudantes colaram grau. A solenidade contou com tradução em libras, com a intérprete Vanessa Nascimento, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico a duas graduadas: Paula Isadora Almeida, do curso de Serviço Social, e Amanda Stefhany de Souza Lima, do curso de Educação Física.

Paula Almeida, discursou em nome das turmas: “O formato remoto só reforça a conquista de cada um de nós. Muitas outras conquistas ainda estão por vir. Agradeço a todas professoras e professores que foram além das paredes da Universidade. Aos colegas que perderam familiares e amigos durante a pandemia, espero que encontrem conforto no amor e na amizade. As cicatrizes são lembranças de sua força. Conseguimos, sigam em frente”, afirmou a graduada.

A diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), Marcia Silva, lembrou dos desafios das atividades remotas, ressaltando que as dificuldades geraram perdas, mas também aprendizados.

Emocionada, a diretora da Faculdade de Educação Física (FAEF), Danielle Bessa, dedicou o momento ao aluno Tiago Fernandes (in Memoriam), que perdeu a vida para a Covid-19 em abril deste ano de 2021.

Em seu discurso, a reitora em exercício, Fátima Raquel, declarou que toda colação de grau é um momento ímpar. “Quando começamos a realizar as colações no formato virtual, tivemos que nos reinventar e nos adaptar a esse novo contexto. Graças à ciência, hoje temos vacina e podemos encontrar uma luz no horizonte. Sabemos das inúmeras dores vivenciadas por muitos de nós. Enquanto o rito acontecia, acompanhava a minha tela, buscando ver como cada um se comportava. Pude ver a alegria no rosto de Lucas Mateus quando Ricardo anunciou seu nome. Essa alegria aquece nosso coração… Também vi a filhinha de Josivan e chamou minha atenção a oração de Ruiz, essas bênçãos ficam para todos nós, independente da crença. Foi marcante a emoção de Danielle ao falar de Tiago, tivemos que aprender a conviver com essa dor… Meus queridos graduados e graduadas, mais uma vez parabéns a todos e todas, tenho certeza que vocês nasceram para brilhar. Enquanto universidade, estaremos sempre de braços abertos para acolhê-los”, afirmou Fátima Raquel.

Outros depoimentos de professores e graduados foram realizados no decorrer da solenidade e podem ser conferidos no vídeo da transmissão ao vivo, realizada pelo YouTube:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support