Uern realiza colação de grau dos cursos de Serviço Social e Educação Física

Histórias de superação, de fé, perseverança e a lembrança de um colega que perdeu a vida para a Covid-19. A solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de Serviço Social e Educação Física, do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizada na manhã desta quarta-feira, 18, foi marcada por muitos depoimentos e emoção.

A cerimônia foi realizada de forma remota, presidida pela reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Morais. Ao todo, 48 estudantes colaram grau. A solenidade contou com tradução em libras, com a intérprete Vanessa Nascimento, da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico a duas graduadas: Paula Isadora Almeida, do curso de Serviço Social, e Amanda Stefhany de Souza Lima, do curso de Educação Física.

Paula Almeida, discursou em nome das turmas: “O formato remoto só reforça a conquista de cada um de nós. Muitas outras conquistas ainda estão por vir. Agradeço a todas professoras e professores que foram além das paredes da Universidade. Aos colegas que perderam familiares e amigos durante a pandemia, espero que encontrem conforto no amor e na amizade. As cicatrizes são lembranças de sua força. Conseguimos, sigam em frente”, afirmou a graduada.

A diretora da Faculdade de Serviço Social (FASSO), Marcia Silva, lembrou dos desafios das atividades remotas, ressaltando que as dificuldades geraram perdas, mas também aprendizados.

Emocionada, a diretora da Faculdade de Educação Física (FAEF), Danielle Bessa, dedicou o momento ao aluno Tiago Fernandes (in Memoriam), que perdeu a vida para a Covid-19 em abril deste ano de 2021.

Em seu discurso, a reitora em exercício, Fátima Raquel, declarou que toda colação de grau é um momento ímpar. “Quando começamos a realizar as colações no formato virtual, tivemos que nos reinventar e nos adaptar a esse novo contexto. Graças à ciência, hoje temos vacina e podemos encontrar uma luz no horizonte. Sabemos das inúmeras dores vivenciadas por muitos de nós. Enquanto o rito acontecia, acompanhava a minha tela, buscando ver como cada um se comportava. Pude ver a alegria no rosto de Lucas Mateus quando Ricardo anunciou seu nome. Essa alegria aquece nosso coração… Também vi a filhinha de Josivan e chamou minha atenção a oração de Ruiz, essas bênçãos ficam para todos nós, independente da crença. Foi marcante a emoção de Danielle ao falar de Tiago, tivemos que aprender a conviver com essa dor… Meus queridos graduados e graduadas, mais uma vez parabéns a todos e todas, tenho certeza que vocês nasceram para brilhar. Enquanto universidade, estaremos sempre de braços abertos para acolhê-los”, afirmou Fátima Raquel.

Outros depoimentos de professores e graduados foram realizados no decorrer da solenidade e podem ser conferidos no vídeo da transmissão ao vivo, realizada pelo YouTube: