...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza colação de grau dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação Social

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, nesta quarta-feira, 25, a solenidade de Colação de Grau dos concluintes dos cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia e Comunicação Social, nas habilitações em Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Radialismo, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

A cerimônia foi realizada de forma remota, presidida pela reitora em exercício, Profa. Dra. Fátima Raquel Morais. Ao todo, 40 estudantes colaram grau.

A aluna Geovana Alice Coelho, do curso de História, fez a homenagem às turmas: “Somos pessoas completamente diferentes, mas com uma história em comum. Quando entramos na Uern foi uma fase de adaptação à rotina, aos colegas, disciplinas…Nada foi fácil. Aprendemos que a pontualidade e assiduidade são importantes. Devemos ser solidários uns para com os outros. Sem esforço não se vai a lugar algum. Nossa caminhada foi longa e difícil, mas tenhamos sempre essa força de vontade e resistência. Hoje nos despedimos com a certeza do dever cumprido”, comentou Geovana.

A solenidade contou com a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico aos graduados: Herick Daniel Carvalho dos Santos, do curso de Geografia; Iara Cristina Soares Silva, curso de História; Richard Mcgayver Fernandes Ferreira Oliveira, curso de Filosofia; Laíse Holanda de Lira, curso de Comunicação Social  (Jornalismo); Vinícius Silvério Barreto de Souza, curso de Filosofia.

A reitora em exercício Fátima Raquel estendeu a homenagem a todos os graduados: “Todos vocês são merecedores dessa honraria, para nenhum de vocês foi fácil. Ao longo das inúmeras mudanças, dores e adaptações, ainda tivemos que vivenciar um novo formato de ensino. Vocês fizeram muitos esforços para estarem aqui”, destacou Fátima Raquel.

Diversas falas de graduados e professores marcaram a solenidade, ressaltando a importância da conquista do ensino superior, a superação das dificuldades no contexto da pandemia, o poder de transformação da universidade e, como não poderia deixar de ser, a saudade que sentirão da convivência diária. 

 

O professor Leonardo Rolim reforçou que a Uern está de braços abertos para que os graduados retornem para os cursos de Pós-graduação. Essa fala ganhou o reforço de outros professores, entre eles o diretor da Fafic, William Coelho.

O professor Esdras Marchezan destacou o papel da Universidade e a importância do acesso ao ensino superior: “Vocês saem hoje desta solenidade com o compromisso de levar a marca UERN adiante. Devem assumir a defesa da universidade pública, para que outras pessoas tenham a alegria que vocês estão tendo hoje. O ensino superior deve ser para todos e todas, e  não apenas para uma elite”, comentou Esdras.

Os professores Gutemberg Dias, do Departamento de Geografia, e Jefferson Garrido, do Departamento de Comunicação Social, também exaltaram a trajetória de sucesso dos graduados. “Enquanto ex-aluno da Uern e hoje professor, é uma satisfação quando a gente se forma, vai para o mercado e retorna para a universidade. Desejo sucesso a todos”, afirmou Gutemberg. “A caminhada não foi fácil. Vocês superaram dificuldades nesse momento de pandemia. Enquanto chefe do DECOM, reforço a necessidade dos comunicadores nesse contexto de fake news, que vocês estejam a serviço da ciência e da verdade”, afirmou Jefferson.

Laureada na solenidade, a graduada Laíse Lira, comentou sobre sua emoção durante a solenidade e dedicou a conquista à sua família, aos professores e colegas. Também laureado, o graduado Richard Mcgayver, agradeceu aos colegas de turma que não conseguiram finalizar os trabalhos de conclusão a tempo de participarem da solenidade. 

A profa. Josélia Carvalho, refletiu sobre os desafios e aprendizados do ensino remoto e a profa. Terezinha Cabral falou sobre o sentimento de orgulho dos alunos em todo esse processo e os convocou a lutarem por um país mais justo e integrador.

Alguns depoimentos exaltaram os sentimentos que vão além da ligação acadêmica. Graduada em Filosofia, Erizoneide Santos afirmou que é a primeira pessoa da família a ter um diploma de ensino superior.  “Mais do que nunca temos o papel de lutar pelo ensino público, que não faça distinção de classe e raça. A universidade é para nós não apenas o laço acadêmico, mas também os laços afetivos”, comentou Erizoneide. Já Roberto Vieira dedicou o diploma à sua mãe. “Estou realizando o sonho da minha mãe. A Uern me transformou em um ser humano melhor. Não estamos recebendo apenas um diploma, mas uma luz que nos incentiva a continuar lutando”, afirmou Roberto. 

Encerrando a solenidade, a reitora em exercício, Fátima Raquel, fez uma alusão especial ao público que acompanhava a solenidade pelo YouTube, sobretudo às famílias dos graduados e das graduadas: “Vocês só são vitoriosos porque têm o suporte para além da Universidade. A família e os amigos são extremamente importantes para essa vitória. Cada um e cada uma de vocês será um elemento de diferença no espaço em que convivem. Vocês foram transformados, para além do conhecimento técnico e científico. Que vocês continuem brilhando na trajetória que irão trilhar. A Uern continua de braços abertos para acolher vocês”, finalizou Fátima Raquel.

A solenidade pode ser vista na íntegra pelo YouTube, basta clicar na imagem abaixo:

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support