...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern realiza colação de grau do curso de Pedagogia

Graduados do curso de Pedagogia do Campus Mossoró, da Faculdade de Educação (FE), ano 2022.1, colaram grau na tarde desta terça-feira, 20, em solenidade realizada no Teatro Lauro Monte Filho. A professora doutora Meyre Ester Barbora, diretora da FE e coordenadora do Fórum de Diretores e Diretoras, presidiu a cerimônia.

Vice-diretor da FE, o professor doutor Jean Mac Cole Tavares apresentou os então graduandos e graduandas. A agora pedagoga Glaucyane Sonalle do Couto e Silva Lins pronunciou o juramento protocolar.

Eukária Monalynne Soares Diógenes, aluna laureada da solenidade, pronunciou discurso na tribuna. De acordo com ela, a profissão de pedagogo e pedagoga não se limita a “cuidar de crianças”. “Não há idade para aprender. O professor precisa ser humano, o conhecimento é bem melhor quando partilhado e a didática é fundamental no processo de ensino e aprendizagem, independente do público alvo. Por isso, aprendemos que o pedagogo é o condutor de crianças, de outros professores, de jovens e adultos que não tiveram as condições necessárias para aprender na idade apropriada”.

A graduanda Amanda Richely Gomes da Silva solicitou o grau, e a professora mestra Brígida Lima Batista Félix, paraninfa da turma concluinte, também fez uso da palavra, ressaltando: “Eu quero dizer a vocês, já pedagogos, não desistem de ensinar! Pedagogia é ensino. Ensinem uma, duas, três, quatro vezes, porque vocês estão se graduando para isso. Pedagogia é o próprio ensino”.

“Quando olho para vocês, hoje aqui, junto com familiares e amigos, é impossível não voltar um pouco no tempo, e me ver no dia da minha formatura. Posso lembrar do misto de emoção e alegria, mas também de perplexidade em frente ao futuro”, disse a professora Meyre Ester. Ela falou também do papel social da universidade, que “não deve se limitar a uma formação técnica e instrumental. Antes, precisa ser um lugar do exercício da dúvida, do diálogo e da pluralidade de pensamentos. Um espaço profícuo de ideias, de inclusão e da formação humana por excelência”.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support