Uern realiza colação de grau do curso de Letras/Língua Portuguesa ofertado na modalidade a Distância

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta sexta-feira, 20, a solenidade de Colação de Grau dos concluintes do curso de Letras – Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas, na Modalidade a Distância, ano 2021.1, da Faculdade de Letras e Artes (FALA), do Campus Universitário Central.

A cerimônia foi realizada de forma remota, presidida pela diretora da FALA, Profa. Ma. Iara Maria Carneiro de Freitas. Ao todo, 33 estudantes colaram grau.

A aluna Gabriela Silva de Souza falou em nome da turma e destacou todos os esforços que os estudantes tiveram ao longo do percurso para conciliar a rotina de estudos com as obrigações e vida particular. “Uma palavra que nos resume é determinação. Enfrentamos muitos obstáculos, matando um leão por dia, mas estamos aqui para mostrar que é possível. Somos vitoriosos, conseguimos realizar esse sonho. Além de determinação, outra palavra que nos resume é gratidão. Somos gratos. Avante guerreiros”, afirmou Gabriela.

Um dos momentos marcantes foi a entrega da Comenda de Mérito Acadêmico à graduada Maria Anésia Xavier Queiroz Lucena. Mãe de quatro filhos e em sua segunda graduação pela Uern, Anésia fez um discurso potente: “A Uern é minha casa, meu lugar de formação. Agradeço aos professores e aos tutores. Quero dividir com meus colegas esse mérito, por trás de uma nota há muitas histórias de vida. Acredito na força e no poder de transformação da Educação. Viva a educação! Viva a modalidade a distância, que possibilitou democratizar o acesso ao curso! Viva a Universidade aberta e acessível a todos! A educação é essa grande mola que pode impulsionar mudanças”, ressaltou Anésia.

Alunos e professores falaram em defesa da educação a distância. Uma das falas foi do professor Marcos Paulo, coordenador do curso: “A educação a distância precisa ocupar o espaço de valor que ela merece. Hoje a Uern forma sua segunda turma de Letras, alguns da turma de vocês colaram grau antes e temos outros finalizando TCC. A Uern vem crescendo quando a gente fala em educação a distância. A gente precisa valorizar a EaD. Essa história de sucesso é construída por vocês”, defendeu Marcos Paulo.

Encerrando a solenidade, a diretora da FALA, Iara Carneiro, destacou a força de cada graduado. “A gente reconhece o significado de cada esforço. Vocês são parte da Uern e da FALA. Sem professor não existem outras profissões. Cabe a nós levantar essa bandeira a favor da educação e a favor do curso de vocês. A responsabilidade com uma sociedade mais justa deve começar dentro da nossa casa. A educação vale a pena”, finalizou Iara Carneiro.

A solenidade foi transmitida ao vivo, pelo YouTube. Para assistir ao vídeo, basta clicar na imagem abaixo: