Uern realiza colação de grau de estudantes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na manhã desta sexta-feira, 5, a solenidade de Colação de Grau dos concluintes da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC). A cerimônia foi realizada de forma remota e transmitida pelo canal da Uern no YouTube.

A solenidade foi presidida pelo prof. Dr. Marcílio Lima Falcão, vice-diretor da FAFIC, representando, na ocasião, a profa. Dra. Fátima Raquel Rosado Morais, reitora em exercício da Uern. Colaram grau os estudantes dos cursos de Geografia e História, ano 2020.1, e de Geografia, História e Filosofia, ano 2019.2.

A oradora das turmas foi Gleicy Kelly de Morais Lopes, do curso de Filosofia. Citando uma frase da filósofa Hannah Arend – “Toda dor pode ser suportada se sobre ela puder ser contada uma história” – a oradora fez referência às dores e distâncias impostas pela pandemia de Covid-19. “Apesar dos tempos difíceis, estamos reunidos hoje, não da forma que gostaríamos, mas da forma mais segura possível. Vivemos uma jornada cheia de desafios, descobertas e aprendizados. Que satisfação e responsabilidade tentar expressar todo esse trajeto em palavras. Há um ano, eu podia ter escrito esse discurso de uma forma completamente diferente”, afirmou Gleicy, ressaltando em outro trecho que os quatro anos na Universidade foram os melhores de sua vida.

Após os atos solenes, professores e alunos falaram sobre a importância desse momento. O professor Leonardo Rolim destacou o papel crucial dos graduados. “Façam mestrado e doutorado quando for possível. Que vocês tenham aprendido a ser bons profissionais e cidadãos. O papel de vocês na formação de crianças e jovens é muito importante”, comentou. O professor William Coelho, diretor da Fafic, desejou sucesso aos profissionais e ressaltou a importância de todos na luta pela educação. Os graduados Francisco Saulo e Francisco Antônio agradeceram a oportunidade de aprendizado. “Me formar foi um desafio porque trabalho, mas não desisti, pois tenho o sonho de ser professor”, comentou Francisco Saulo.

Presidindo a solenidade, o professor Marcílio Falcão afirmou: “Tenho convicção de que na Uern vocês foram construtores de uma formação acadêmica pautada na busca por uma educação voltada a uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”. Em outro trecho do discurso, Marcílio destacou: “Vocês, meus caros graduados, tiveram uma formação humanística e precisam torná-la efetivamente uma prática de seu fazer profissional. É pela formação de vocês e pelo compromisso para uma educação libertadora, voltada à formação de uma consciência histórica e sujeitos reflexivos, que compreendam sua realidade e que buscam um mundo melhor, que a Uern é sentida e faz sentido para a sociedade”.

A solenidade completa pode ser vista nesse LINK.