...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza colação de grau de alunos do Núcleo Avançado de Alexandria

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite da última quinta-feira (18), a colação de grau de 29 estudantes do curso de Pedagogia do Núcleo Avançado de Educação Superior de Alexandria.

A cerimônia teve espaço na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Alexandria e foi marcada por discursos que enalteceram a qualidade do ensino oferecido pela universidade e destacaram seu papel no processo de transformação social em todo o estado.

Da tribuna, o orador da turma, Gustavo Henrique de Paiva Araújo, ressaltou o sentimento de gratidão dos alunos em relação à universidade, “por ela continuar proporcionando, a muitas pessoas, assim como nós, a possibilidade de uma graduação com qualidade, humanismo e responsabilidade”.

O orador da turma foi o graduado Gustavo Henrique de Paiva Araújo

Gustavo Henrique também apontou a necessidade de que os alunos que naquele momento se graduavam sejam profissionais críticos, capazes de refletir sobre sua atuação profissional. “Precisamos fazer da nossa profissão um caminho condutor para a cidadania”, frisou.

Durante a cerimônia, o pedagogo foi agraciado com a Comenda do Mérito Acadêmico, a qual é concedida ao concluinte que obtiver o melhor desempenho estudantil, no seu curso, entre os aptos a colar grau, ao fim de cada semestre letivo.

O papel social da educação também foi ressaltado pela paraninfa da turma, a médica Jânia Mirtes Pontes Fernandes, que parabenizou os alunos presentes pela escolha da profissão e dedicação ao curso. “Vocês escolheram dedicar suas vidas à libertação do nosso povo através da educação”, afirmou.

Por sua vez, a diretora da Faculdade de Educação, a professora Maria Auxiliadora Alves Costa, que presidiu a solenidade, ressaltou a atuação da UERN no estado, destacando que, em 2018, a instituição completa 50 anos.

“Não é por acaso que a UERN adota políticas de assistência estudantil e inclusão. Não é por acaso que adota as cotas sociais, o nome social, a guarda sabática, como forma de atender as pessoas sem discriminação. É porque essa é uma opção política da UERN, pautada na valorização da pessoa humana”, salientou a professora.

A solenidade foi presidida pela professora Maria Auxiliadora Alves Costa

Maria Auxiliadora reafirmou o papel da universidade como instrumento de transformação social, citando o próprio exemplo para ilustrar a relevância da instituição. “Eu mesma, filha de agricultor, que pude fazer na UERN minha graduação e mais recentemente meu mestrado”, relatou.

A diretora da Faculdade de Educação salientou ainda a necessidade de que alunos, ex-alunos e demais pessoas ligada direta ou indiretamente à instituição manifestem seu apreço pela universidade e a ajudem a se defender diante de ataques, para que sua atuação continue avançando.

“Espero que vocês busquem levar o aprendizado de vocês com respeito e ética. E quero convidar vocês a se levantar também em defesa da UERN. Não podemos aceitar que, sob o pretexto de uma crise econômica, ela seja desrespeitada e violada em seus princípios e valores. Por mais simples que seja essa defesa, ela irá contribuir para o bem da universidade”, afirmou.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support