...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza colação de grau de 201 estudantes do Campus Central e Núcleos Avançados

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou, na noite desta quarta-feira (19), a colação de grau de 201 estudantes de seis faculdades do Campus Central e dos Núcleos Avançados de Educação Superior de Apodi e Caraúbas.

Celebrada no ginásio do Campus Central, a cerimônia foi marcada pela alegria dos concludentes e por discursos que evidenciaram a relação de carinho e dedicação que existe entre técnicos, alunos e professores e a Universidade.

Colaram grau alunos das Faculdades de Ciências Econômicas, Filosofia e Ciências Sociais Educação, Letras e Artes, Educação Física e Ciências Exatas e Naturais.

Em um dos principais momentos da solenidade, a paraninfa das turmas, professora Maria Auxiliadora Alves Costa, relembrou parte de sua vivência acadêmica e apontou a importância da UERN em sua vida e na de todos que fazem ou fizeram parte da comunidade acadêmica.

Agradecendo a familiares, amigos e colegas de trabalho que lhe apoiaram de diversas formas ao longo da trajetória, a professora buscou sintetizar o sentimento de ser homenageada pelos concludentes através de um poema do escritor Carlos Drummond de Andrade:

“Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro, inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira”, citou a professora.

Por sua vez, o orador das turmas concludentes, Lucas Leite, ressaltou a importância do movimento estudantil para as conquistas não só dos alunos, mas da Instituição como um todo.

A vice-reitora da UERN, professora Fátima Raquel, que presidiu a cerimônia, destacou o fato de a Instituição completar 50 anos de existência em 2018 e recordou algumas das principais conquistas da Universidade ao longo desse período.

“E hoje nós temos oferta de 21 cursos de mestrado e 4 de doutorado. E vamos continuar, sim, oferecendo ensino superior de qualidade no interior do Rio Grande do Norte. Essa luta só nos engrandece”, afirmou a vice-reitora.

Fátima Raquel também salientou o empenho dos concludentes durante a graduação, parabenizando os alunos pela conquista do diploma.

Empenho e superação

Esse empenho é evidenciado na trajetória de estudantes como Miriam Gurgel, que recebeu na solenidade o diploma de conclusão do curso de Geografia.

Mirian recebe o diploma da vice-reitora da UERN, Fátima Raquel

Deficiente visual desde o nascimento, Miriam revelou estar realizando “um sonho que antes parecia impossível”. Para a geógrafa, concluir o ensino superior representou uma série de conquistas, obtidas desde o início da graduação.

“No começo do curso os professores tiveram um pouco de dificuldade, porque eles não tinham tido uma aluna cega antes. Mas logo a gente foi se adaptando”, contou Miriam.

A geógrafa destacou o agradecimento ao Centro de Apoio ao Deficiente Visual de Mossoró e o empenho dos profissionais da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), que lhe auxiliaram durante toda a graduação.

“Isso foi fundamental para que eu fizesse o curso”, Miriam, que foi assistida com a tradução de textos para o braille e a ajuda de ledores.

Agora profissional graduada, Miriam pretende trabalhar na educação de deficientes visuais. “Espero que a minha história seja até inspiração para outras pessoas e que eu possa ajudá-las também”, concluiu.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support