Uern realiza cirurgia da linguinha presa em bebês de até três meses

A Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Faen/Uern) iniciou neste mês a realização gratuita da frenectomia – a chamada cirurgia da linguinha presa. Indicado para bebês com até três meses de idade, o procedimento é feito no próprio prédio da Faculdade, no Centro de Mossoró, pelos residentes de Odontologia da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade.

Os atendimentos tiveram início a partir de uma iniciativa dos próprios alunos do núcleo de Odontologia da Residência Multiprofissional, que observaram a demanda por esse tipo de procedimento na região e propuseram a utilização do ambulatório da Faculdade para oferecer as cirurgias gratuitamente à população.

“Mas a gente não imaginava que haveria tanta procura tão rápido”, conta a residente Ruhany Cristinne, uma das estudantes que participam dos atendimentos, os quais são realizados duas vezes na semana.

Conforme Ruhany, logo nos primeiros dias em que o serviço começou a ser realizado, os agendamentos para as semanas seguintes já foram preenchidos. Um dos motivos para isso, aponta, é a dificuldade que muitas famílias enfrentam para arcar com o valor costumeiramente cobrado na rede particular de saúde – entre R$ 300 e R$ 500.

“E, principalmente hoje, 300 reais não é um valor que seja fácil de você conseguir pagar”, comenta Janaína Magalhães, que na noite da última quinta-feira (9), levou o filho, Noah Christian, de apenas 17 dias, para fazer o procedimento.

Segundo Janaína, além da economia financeira, contribuiu para a decisão de fazer a cirurgia na Uern o fato de ela já conhecer de perto outros serviços oferecidos pelas ações de extensão da universidade. O acompanhamento pré-natal do filho, destaca, foi feito no ambulatório da Faculdade de Ciências da Saúde (Facs). “Além de ser mais rápido o atendimento, sempre foi muito positivo”, frisa.

Para Ruhany, a possibilidade de oferecer esse tipo de serviço representa um ganho que vai além do aspecto profissional. “É uma coisa que enche a gente de felicidade. Porque não é só o bebê que a gente está ajudando, é uma família também, que muitas vezes ia ter uma dificuldade muito grande pra conseguir fazer esses procedimentos. Então tem um ganho emocional que deixa a gente sem palavras”, relata.

A residente Valéria Sibegueny destaca que a cirurgia é importante para evitar problemas ligados à amamentação e à dicção

Outro benefício do atendimento, aponta a também residente Heloysa Karen, é o maior conhecimento que os alunos adquirem não apenas sobre os procedimentos em si, mas também sobre as demandas e contextos dos pacientes. “A gente vê nas salas de aula muito da teoria, mas a gente sabe que a prática é diferente. Ter esse contato direto com a população, vendo as realidades e as necessidades, é muito importante também pra gente”, salienta.

“É gratificante pra mim, como profissional, poder ‘sair da minha caixinha’ e entender outros espaços e pontos de apoio onde o dentista pode trabalhar”, complementa a residente Valéria Sibegueny.

De acordo com Valéria, a não realização do procedimento pode acarretar uma série de implicações para as crianças – daí a importância de que a população tenha a possibilidade de realizar a frenectomia o quanto antes.

“Nos casos em que a cirurgia não é feita por algum motivo, nós encontramos, por exemplo, casos de crianças abaixo do peso, mães que não conseguem amamentar muito bem, a inserção já do aleitamento via mamadeira, por ser mais fácil. No futuro, quando a criança vai falar, a língua presa também afeta, o que traz uma dificuldade de dicção e pode gerar o bullying, por exemplo, e outras situações traumáticas. Por isso é tão importante a realização da frenectomia e a divulgação dela”, ressalta.

Para o professor Rafael Soares, docente da Faculdade de Enfermagem e coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, a realização da frenectomia é um dos exemplos da relevância que a Uern possui para além da comunidade acadêmica.

“O Núcleo de Odontologia da residência teve um papel de muito pioneirismo e proatividade. E esses atendimentos são uma grande conquista para nós, tanto em relação ao aprendizado dos residentes quanto em relação à própria universidade, porque mostra o quanto a Uern é socialmente referenciada e impacta na vida das pessoas. E é importante também para o município, que passa a contar com esse serviço, na sua rede de atenção, através da parceria com a Uern”, enfatiza o professor.

Como ser atendido

Os procedimentos de frenectomia podem ser agendados pela população em geral através do telefone (84) 98146-1300, ou dirigindo-se diretamente ao Ambulatório da Faculdade de Enfermagem, localizado na Rua Desembargador Dionísio Filgueira, 383, no Centro de Mossoró. Os atendimentos ocorrem no ambulatório, às terças e quintas-feiras, a partir das 18h.