UERN realiza cerimônia de revitalização da Pinacoteca José Gurgel na próxima segunda-feira, 8 de agosto

Na próxima segunda-feira, 08 de agosto, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza a cerimônia de revitalização da Pinacoteca José Gurgel. A solenidade ocorrerá, às 17h, na Reitoria da UERN, com a abertura da exposição Marcas do Tempo, que traz uma seleção de pinturas, colagens e desenhos que representam uma faceta do potencial de artistas do Rio Grande do Norte.

A solenidade será marcada por uma performance artística que fará um passeio sobre a vida e a obra do homenageado – José Gurgel. A cerimônia será prestigiada por artistas locais, autoridades e a família de José Gurgel – sua irmã Maria José Melo, que participará desse resgate histórico e a viúva do artista, Gessy Melo.

À frente da revitalização da Pinacoteca, o professor Etevaldo Almeida, Pró-Reitor de Extensão, fez uma pesquisa detalhada sobre a vida e obra de José Gurgel – o artista mossoroense que se destacou nas artes plásticas, música, poesia, teatro, cenografia e ainda fez trabalhos de arquitetura e moda. O resultado dessa pesquisa será reunido posteriormente em um livro.

O curador da exposição é o Pró-Reitor adjunto de Extensão, prof. Fabiano Mendes, que explica o tema da exposição Marcas do Tempo: “Toda obra humana que não se esgota em si mesma, destruindo-se e levando consigo a possibilidade de exame das gerações futuras, carrega duas temporalidades: a do presente da obra e a do presente de quem, no futuro, entra em contato com essa obra”.

SOBRE O ARTISTA HOMENAGEADO – José Gurgel da Silva Melo nasceu em Mossoró, no dia 5 de maio de 1940 e morreu em 28 de abril de 1987. Era filho de José Pereira da Silva e Ana Anita da Silva. Tinha dois irmãos, Antenor Gurgel da Silva (in memoriam) e Maria José Melo, bancária aposentada, que, nas décadas de 1960 e 1970, destacou-se como atriz de teatro amador. Traçando o perfil do artista, José Maria Caldas o descreve da seguinte forma: “Dono de uma inteligência privilegiada, Zé Gurgel desde cedo manifestou-se um homem visceralmente ligado às artes e à cultura, tendo sido permanente a sua preocupação pelo social, revelando, em tudo que fazia, uma profunda sensibilidade humanística. Um homem que sonhou com as transformações da sociedade, alimentado por ideais revolucionários. Assim, em meio a efervescência da década de 1960, e movido por sentimentos relacionados às múltiplas atividades – políticas, artísticas e culturais – que já desenvolvia à época, Zé Gurgel direcionou-se para o estudo superior das Ciências Sociais, ingressando na Faculdade de Filosofia, em 1968, ano da fundação da Universidade Regional do Rio Grande do Norte, sendo, inclusive, o primeiro presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Ciências Sociais, e graduando-se em 1971”.

José Gurgel casou-se em 1969 com a professora Gessy Ferreira Maia Melo, com quem teve dois filhos: Aliana Maia Melo e Vlademir Maia Melo.