...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Outubro Rosa: Uern lança projeto itinerante de conscientização para o autocuidado

Dentro da programação do Outubro Rosa, na tarde desta segunda-feira (18), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deu início à “Passarela do autocuidado”, exposição integrada e interativa sobre o tema.

“Trata-se de mais uma ação que extrapola os muros da Universidade. E esta é a nossa missão”, comentou a reitora da Uern, Cicília Maia, que alertou para a incidência desse tipo de câncer também em homens. A reitora disse ainda esperar “que essa seja a primeira de muitas ações” dessa natureza.

Na oportunidade, a servidora aposentada Célia Maria foi homenageada. Curada do câncer de mama, sua história de superação inspirou pessoas próximas na luta contra a doença. “Nós agradecemos toda a sua contribuição à nossa Instituição”, afirmou a reitora à servidora aposentada.

De acordo com a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabel Amaral, o evento “foi pensado com muito cuidado e muito carinho”, por isso a gestora agradeceu a acolhida da proposta, e as parcerias firmadas. Ela lembrou sobre a necessidade de se realizar o cuidado o ano inteiro, não apenas em outubro.

Luiz Minto, aluno do 8º período do curso de Medicina da Uern e coordenador do Centro Acadêmico Carlos Ernani Rosado, também destacou a necessidade dos exames masculinos e do autocuidado frequente.

“A mensagem não é só um estímulo para fazer o autoexame, mas também para trazer uma mensagem de esperança, para motivar as pessoas que se cuidem o ano inteiro”, disse.

Do mesmo modo se pronunciou a estudante Bruna do Nascimento, integrante do Projeto de Extensão “Pronto Sorriso”, da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) da Uern: “Existem muitas pessoas que acham que essa é uma doença exclusiva da mulher”. Para ela, contudo, é momento de “quebrar o tabu” quanto ao tema.

A programação do Outubro Rosa da Uern é resultado da articulação da Progep com a Faculdade de Enfermagem, a Faculdade de Medicina, a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde Família e Comunidade da UERN, o Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS/FAEN/UERN), o Centro Acadêmico do Curso de Medicina da UERN e a Liga de Ginecologia e Obstetrícia.

Aberto a toda a sociedade, o evento dura até o dia 21 deste mês.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support