...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN realiza ação de ressocialização na Penitenciária Mário Negócio nesta terça-feira

O Projeto de Extensão “Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho – Vozes Silenciadas”, promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN) realiza nesta terça-feira (23) a ação “Terça Musical – Narrando Histórias de Vida em Música e Desenho – vozes silenciadas”, no Complexo Penitenciário Agrícola Dr. Mário Negócio.

O projeto é coordenado pela Profª. Drª. Ana Lúcia Oliveira Aguiar e tem a participação da equipe executora, alunos do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC/UERN), composta por 14 profissionais, entre pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogo, historiador, advogados e arte educadores.

A ação é realizada desde setembro de 2015 e propõe atividades através de momentos de música, histórias de vida e o corpo em movimento com vistas ao conhecimento de si e de outro.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Ana Lúcia Aguiar, a ação “fundamenta-se na busca pela autoformação, autonomia e independência dos sujeitos apenados em seu universo simbólico pela troca de experiências e compartilhamento do seu saber/fazer, motivados pela verticalização de ações no mote da Educação para a Diversidade e Inclusão”.

Trata-se de um momento que pretende aproximar profissionais de várias áreas do conhecimento para a promoção de ações que busquem a consolidação da inclusão de apenados fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios.

Segundo a professora, é preciso a viabilização de ações e políticas voltadas para a diversidade e inclusão instigando a construção das dimensões da vida de sujeitos apenados para a ressocialização.

A ação promoveu a realização da 1ª Pinacoteca intitulada Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho – Vozes Silenciadas, com a exposição de 43 telas produzidas pelos apenados durante o II Seminário de Narrativas (Auto) Biográficas, em 2016, na Faculdade de Educação, no Campos Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

O objetivo do referido projeto é a praticar a música em histórias de vida, teatro e desenho para a promoção de ações, com vistas à ressocialização de apenados pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support