UERN realiza ação de acolhimento de estudantes para o ENADE

Alunos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizaram neste domingo (24) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2019).

A exemplo de 2018, professores e técnicos da UERN fizeram uma ação especial de acolhimento aos estudantes, disponibilizando um kit com água, lanche e caneta para os participantes. Os que chegaram mais cedo à prova puderam contar com um espaço Zen, disponibilizado pelo Núcleo de Práticas Integrativas e Cuidados em Saúde (NUPICS) da UERN.

Aluna recebendo atendimento do NUPICS momentos antes da prova

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel estiveram junto de professores e técnicos. “O Enade é um componente curricular obrigatório, mas também diz muito da qualidade do curso e da Instituição. Este ano comemoramos quatro cursos com conceito máximo e queremos no próximo ano comemorar o conceito máximo desses cursos que hoje estão se submetendo ao Exame”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Avaliadora institucional da UERN, a professora Mayra Ribeiro falou sobre o trabalho realizado neste domingo: “É o segundo ano que realizamos essa ação. Durante todo o ano estivemos junto aos alunos na motivação e preparação para o Exame. Para o acolhimento nesses momentos antes da prova, a gente conseguiu mobilizar os coordenadores de cursos para dar esse apoio aos alunos no ENADE. Sabemos da importância do ENADE para o desempenho do estudante e para melhorar os índices da Universidade”, declarou Mayra.

O sentimento também era de entusiasmo entre os estudantes. Gilberto Oliveira concluiu o curso de Medicina e compareceu à prova, consciente da importância do resultado para a Instituição que carregará em seu diploma durante toda a sua vida. “A gente veio dar a nossa contribuição para essa avaliação institucional, na esperança de que possamos aumentar de novo o conceito da nossa Universidade e voltar para o conceito 5”.

Raquel Silva, do curso de Enfermagem, também estava entusiasmada. Ela participou do Espaço Zen do NUPICS. “Venho com muita felicidade fazer o ENADE para receber o meu diploma e conceituar a minha faculdade e elevar mais ainda o nível da UERN”.

.