UERN REALIZA 1º SEMINÁRIO POTIGUAR SOBRE INCLUSÃO E DIVERSIDADE

O Vice-reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Prof. Dr. Aécio Cândido de Sousa, presidiu na noite da última quarta-feira (07), a abertura do 1º Seminário Potiguar sobre Inclusão e Diversidade, que prossegue até o dia 9, no auditório da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. O evento é uma iniciativa do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN), órgão suplementar da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, com o objetivo de propiciar a produção e difusão de conhecimentos e práticas inerentes aos direitos, à diversidade e à inclusão entre pesquisadores, docentes, discentes, profissionais e instituições interessadas pela temática.
Com o tema “Direitos, Diversidade e Inclusão na Sociedade Contemporânea”, o Seminário privilegia o debate, a reflexão e a troca de experiências entre os participantes, buscando contribuir com a ruptura dos paradigmas até então vigentes, pautados na exclusão, na segregação e na violação dos direitos das pessoas com deficiência.
A abertura do Seminário contou com a apresentação cultural do Centro de Apoio ao Surdo (CAS) Mossoró/RN, que apresentou o espetáculo “Piadas e Coral em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Em seguida, o aluno do Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CADV), em uma apresentação de voz e violão.
A conferência de abertura foi “Inclusão e Diversidade: desafio para o século XXI”, que teve como conferencista o Prof. Dr. Romeu Kazumi Sassaki, uma das maiores autoridades no assunto.
De acordo com a coordenadora-geral do Seminário, Prof. Maria do Perpétuo do Socorro Rocha Sousa Severino, Chefe do Departamento de Apoio à Inclusão (DAIN), foram realizadas mais de 300 inscrições, com participantes de diversos municípios do Rio Grande do Norte, além de outros estados, como a Paraíba, Piauí e Maranhão.