UERN reafirma importância de seguir protocolo de informação sobre o coronavírus

Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) não tem medido esforços em ações para combater a propagação do vírus. Com o registro de casos suspeitos em estados da Região Nordeste, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UERN (PROGEP) enviou, no dia 12 de março, comunicado a todos os servidores da instituição alertando sobre os cuidados e procedimentos a serem adotados para evitar o contágio com a Covid 19 e orientando aos servidores que estavam retornando de viagem ou que tiveram contato com possíveis casos suspeitos a informar a situação à Pró-Reitoria e se afastar imediatamente do trabalho.

Neste contexto, a UERN decidiu, em 15 de março, com base no Decreto Estadual nº 29.512 do dia 14 de março, suspender as atividades presenciais, como forma de preservar a comunidade acadêmica e evitar a concentração de pessoas, principal forma de prevenção apontada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desde então, a Universidade tem elaborado material informativo sobre as formas de prevenção à doença, chamando a atenção para a importância do isolamento social e outras medidas preventivas, como a higienização das mãos e uso do álcool em gel para combater o contágio.

A Universidade também elaborou seu Protocolo Institucional para comunicação de possível contato com o vírus, seja através de viagem a áreas com suspeita ou registro de casos ou através do contato com pessoas sintomáticas da Covid 19. O documento reforça a orientação inicial da PROGEP de que todas as pessoas da comunidade acadêmica nesta situação devem comunicar à Pró-Reitoria sua condição, bem como procurar auxílio médio. Em caso assintomático, o servidor deve seguir o protocolo de isolamento social pelo período de quinze dias, devendo procurar orientação médica caso surjam sintomas da Covid-19 no período de quarentena.

Segundo a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UERN, Profª. Drª. Jéssica Figueiredo, um dos fatores que levou a Universidade a suspender as atividades presenciais o mais rápido possível, foi também o elevado número de servidores no grupo de risco da doença. “Nossa comunidade acadêmica possui um grande número de pessoas que compõem o grupo de risco e naquele momento tínhamos muitos professores retornando de viagem para as suas atividades normais, o que inclui a Universidade. Diante da publicação do Decreto Estadual, a UERN decidiu suspender as atividades presenciais, uma decisão que foi avaliada por alguns como precipitada mas que vemos a cada dia que foi uma decisão acertada e que trouxe contribuições importantes para o quadro no Rio Grande do Norte”, avalia a pró-reitora.

A comunicação à Progep deve ser feita através do e-mail assessoria.progep@uern.br. Para facilitar o acesso às informações sobre a Covid-19, a UERN lançou em seu portal um site especial sobre o coronavírus. O acesso se dá através do link  http://portal.uern.br/coronavirus/.

Confira o Protocolo Institucional