UERN promoverá seminário brasileiro sobre semiárido

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá o VI Simpósio Brasileiro Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento  Sustentável do Semiárido. O evento será realizado de 19 a 21 de junho, no Hotel VillaOeste, Salão Seridó.

A solenidade de abertura será presidida pelo Reitor Milton Marques de Medeiros, às 19h30, seguida de apresentação cultural com Ismael do Mangue e conferência sobre Educação Ambiental para as sociedades sustentáveis. A exposição será da professora Dra. Michele Sato, da Universidade  Federal do Mato Grosso (UFMT) e a presidência da mesa pelo superintendente do CEMAD, professor Ramiro Camacho, da UERN.

A expectativa é que o simpósio reúna mais de 500 participantes do Nordeste e dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Segundo o professor Ramiro Camacho, depois do encontro deverá ser elaborado um documento para ser encaminhado aos órgãos competentes com sugestões para a adoção de políticas públicas, dentro do tema sustentabilidade.

Além de palestras, o evento contará com minicursos em dois turnos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Dia:  19/06/2013

Local: Campus Universitário Central da UERN

Minicursos na UERN  das  8h00 às 12h00  e das 14h00 às 18h00

Temas levantados:

-“Metodologias de Pesquisas em Educação Ambiental” (Prof. Francisco José Pegado Abilio; Monitoras: Regina e Caroline)

– Elaboração de projetos em educação ambiental (J.P. & Betânia; Monitoras: Jaciara, Ana Laura)

– Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE; Monitoras: Luciana e Andreza)

– Hortas Orgânicas (compostagem) (Júnior  Souto – UFERSA; Monitor: Wesley

– Sabão ecológico (Mãe Thiago e Cris) Júnior Souto (técnico da UFERSA); Monitoras: Thalita, Midiã

– Reciclagem e Reuso de PET, Papel (Rosário – Artesã Natal); Monitoras: Conceição, Mônica Raquel, Rayane

– Bonsai no semiárido (Marcio Palermont; Monitoras: Angélica e Janay)

– Reuso de Águas na agricultura (Prof. Miguel e Alcilene; Monitora: Aline)

– Agroecologia/Manejo da caatinga (Dr. Renato- DCR; Monitoras: Jarlene, Aparecida)

– Repensando o semiárido na escola pública (Ms. Louise/ Monitores: Álamo e Isaias )

– Planejamento ambiental(urbano) (prof. Rodrigo; Monitora: Elenilde)

– Industria cultural e consumo (Prof. Walter Silva; Monitoras: Gracielle, Valdirene)

– Energias alternativas no semiárido (Ms. Rose e Dr. Luis Matias); Monitores: Angely, Fernando Félix)

– Uso de GEOtecnologias para o semiárido (Prof. Alfredo; Monitoras: Larycinthia e Iaskara)

– Reaproveitamento de resíduos industriais (Profa. Regina Célia)

– Bioremediação e Meio Ambiente (Profa. Regina Marques; Monitora: Thaís)

– Introdução ao Estudo dos Manguezais (Prof. Robson Filgueira; Monitora: Mônica Isabel)

-Relação Homem x Animais no contexto do Desenvolvimento Sustentável e Prevenção de Doenças (Prof. Alexandro Iris Leite)

Local: Hotel VillaOeste

Sessão Solene de Abertura

Prof. Milton Marques de Medeiros – Reitor da UERN

Apresentação Cultural: Ismael do mangue

Conferencista: Profa. Dra. Michele Sato – UFMT

Tema: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ÀS SOCIEDADES SUSUTENTÁEIS

Presidente da Mesa: Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho – UERN

Dia: 20/06/2013

Local: Hotel VillaOeste

Manhã: 8h00 às 9h00

Palestra: FRANCISCO CAMPELO (MMA); Maria Cecília Wey de Brito – Secretaria da Biodiversidade e Floresta/MMA;  Bráulio Ferreira de Souza Dias – Departamento de Conservação da Biodiversidade/MMA (VAMOS TENTAR) SUSTENTABILIDADE DO SEMIÁRIDO – NOVOS DESAFIOS

Atividade cultural: Antônio Francisco

Manhã: das 9h00 às 12h00 – Mesa Redonda 1

Tema: Educação Ambiental e os Desafios para as Sociedades Sustentáveis no Semiárido

Coordenação da mesa: Profa. Dra. Betânia Torres – UERN

Participação: ProfaDraMichele Sato – UFMT

Prof. Dr. Francisco Abílio Pegado – UFPB

Prof. Dr. Gustavo Lima – UFPB

Prof. Dr. João Batista A. Figueiredo  – UFC

Tarde: das 14h00 às 15h00

“BIOTECNOLOGIA E BIOPROSPECÇÃO DE PRODUTOS NATURAIS”

Profa. Valeria Laneuville Teixeira (UFF)

Tarde: das 15h00 às 17h00 – Mesa Redonda 2

Tema: Biodiversidade do Semiárido e o potencial dos Recursos Naturais

Coordenação da mesa: Prof. Dr. Rodrigo Guimarães – UERN

Profa. Marcia Vanusa da Silva – UFPE (Núcleo de Bioprospecção e conservação da Caatinga)

Prof. Dr. Alvamar Costa Queiroz  – IBAMA (O compromisso com a biodiversidade FEDERAL sua conservação)

Prof. Msc. Diego de Medeiros Bento – ICMBIO (O caso da FURNA FEIA na região, novo Parque Nacional)

Gestor Municipal de UCs – PMM ou IDEMA

Prof. Newton Duque Estrada Barcellos – MMA (Sobre o Manejo da Caatinga e a situação da REDE)

Atividade cultural: Osman Carlos

Lançamento do Livro“Gestão Ambiental para sociedades sustentáveis”.

Tarde: das 17h30 às 18h30 – Exposição de Banners

Tema: Experiências de Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade

Participação: Professores da Comissão Científica

Atividade cultural: Goreti Alves