UERN promoverá encontro nordestino de 7 a 9 de maio

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promoverá no período de 7 a 9 de maio o I Encontro Nordestino de Saúde e Movimento, coordenado pela Faculdade de Educação Física (FAEF). O objetivo é capacitar estudantes e profissionais da área da saúde, para a promoção e prescrição de atividades físicas, contribuindo na melhoria da qualidade de vida da população, tendo como foco a prática regular do movimento. As inscrições podem ser feitas através do endereço: <http://faef.uern.br/nafel>

O coordenador geral dos trabalhos, Prof. Dr. Humberto Jefferson de Medeiros, disse que neste Encontro o participante vai ter a oportunidade de vivenciar estratégias para o desenvolvimento de novas abordagens, novos conhecimentos, oportunizando trocas de conhecimentos, onde prescrição de movimento adequado, quando executado por profissionais competentes e qualificados, tem potencial para tornar os seres humanos ativos e saudáveis por toda a vida.

Segundo a coordenação dos trabalhos, a necessidade da realização deste encontro surgiu diante das constantes mudanças ao longo do tempo na formação do profissional de Educação Física, quando da desfragmentação das matrizes curriculares em licenciaturas e bacharelado. E isto, adiantou, “nos remetem para uma adequação e adaptação na qualificação e ordenamento deste novo perfil profissional, repensando suas práticas e seus conceitos”, disse Roberto Jefferson.

PROGRAMAÇÃO
O programa de atividades do I Encontro Nordestino de Saúde e Movimento consta a abertura dos trabalhos no dia 7 de maio, às 18h, com a palestra abordando o tema: “Atividade Física e Nutrição”. Os trabalhos serão coordenados pelo Prof. Dr. Manoel da Cunha Costa (UPE) e pela Profa. Dra. Érika Alessandra Costa (UNIRN).

No dia 8, às 8h, curso sobre Treinamento Funcional, ministrado pelo professor Felipe Dantas (UNIRN). Às 14h, início do curso “Atividade Física para Grupos Especiais”, pelo professor Thiago Renee Felipe (UNP-Natal) e às 18h, abertura do curso “Aspectos Biomecânicos da Musculação”, a cargo do professor Edson Fonseca Pinto (UERN).

Para o dia 9, a partir das 8h, a programação conta com o curso “Realidade Virtual: Atividade Física por Meios de Videogames Ativos”, ministrado pelos professores Jorge Luís de Brito Gomes (UPE/UEPB) e Rafael José Perrier Melo (UPE/UEPB). A partir das 14h, ocorre o curso “Atualização em Ginástica de Academia”, a cargo dos professores Dimitri Augusto Rodrigues. E a partir das 18h, acontece o curso “Atualização para o Personal Trainner”, ministrado pelo professor Gleidson Mendes Rebouças.