...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove São João Solidário para incentivar doação de sangue

Com o objetivo de despertar em sua comunidade acadêmica e na comunidade externa o espírito solidário, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) está realizando, neste mês de junho, uma campanha de conscientização e incentivo à doação de sangue.

O São João Solidário surgiu a partir do apelo da direção do Hemocentro Mossoró à Reitoria da Uern para somar esforços para incentivar a cultura da doação de sangue. “Desde o início da pandemia, estamos registrando um aumento na demanda de sangue, ao mesmo tempo em que caiu consideravelmente o número de doações. A Uern sempre foi uma parceira do Hemocentro e, mais uma vez, contamos com o seu apoio nesta luta para manter os estoques do nosso banco de sangue”, afirmou o diretor.

A chefe de gabinete da Reitoria e reitora eleita da Uern, Cicília Maia, ressaltou a importância da participação e do engajamento da comunidade acadêmica da Uern nessa campanha. “Com uma doação de sangue você pode salvar até quatro vidas. A Uern sempre respondeu muito efetivamente ao chamado do Hemocentro e, neste momento, quando a solidariedade precisa estar cada vez mais presente em nossas vidas, convidamos a nossa comunidade acadêmica a somar nessa corrente do bem”, afirmou Cicília Maia.

As pró-reitorias de Gestão de Pessoas (Progep) e de Assuntos Estudantis (Prae), junto com a Agência de Comunicação da Uern, estão à frente da Campanha.

Podem doar sangue pessoas entre 16 e 69 anos, saudáveis e que pesem pelo menos 50 Kg. Também é necessário estar alimentado. As pessoas com 16 e 17 anos precisam estar acompanhadas por um representante legal.

Pessoas que tenham realizado tatuagem ou micropigmentação só podem fazer a doação após 12 meses. Quem realizou endoscopia precisa aguardar 180 dias para a doação.

Cuidados na pandemia – O Hemocentro Mossoró está seguindo todas as normas de biossegurança para preservar a saúde de servidores e doadores. A direção do hospital lembra aos doadores que é necessário utilizar máscara para ter acesso ao local.

Outra observação importante é em relação às vacinas. Pessoas vacinadas contra a Covid ou Influenza A devem estar atentas aos intervalos para doação:

Coronavac – 48 horas

Astrazeneca – 7 dias

Influenza A – 48 horas

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support