...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN promove Oficina Narrando a Prática de Orientação e Mobilidade em dezembro

A Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove no período de 01 a 03 de dezembro a Oficina: Narrando a Prática de Orientação e Mobilidade, na Faculdade de Educação, do Campus Central. As inscrições serão realizadas no período de 17 a 26 de novembro de 2014, na Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN). As vagas são limitadas em 30. 

O objetivo é atender, acompanhar e apoiar os discentes, docentes e técnicos administrativos, discutindo a importância da Orientação e Mobilidade na vida da pessoa com deficiência visual, tendo como base a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com vistas à garantia dos direitos do espaço de consolidação de ações e práticas voltadas às diferenças, à inclusão educacional e social.

E ainda identificar a importância da Orientação e Mobilidade na vida da pessoa com Deficiência Visual. Estimular a comunidade acadêmica para o trabalho com as pessoas que tem deficiência visual; Conhecer as necessidades específicas das pessoas com deficiência visual; Aprender como lidar, no dia a dia, com as pessoas com deficiência visual; Conhecer as bases legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

A Diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, afirma sobre a importância da autonomia e independência dos discentes com deficiência visual, também, pela via do trabalho de Orientação e Mobilidade e que, a DAIN, com sua primeira Oficina: Narrando a Prática da Orientação e Mobilidade, confirma a trajetória de ações da UERN voltadas para a Inclusão dos discentes com deficiência e, para o caso da deficiência visual, acrescenta que a DAIN desenvolve, sob sua coordenação, uma pesquisa financiada pelo PIBIC/CNPq.

O curso será ministrado pela professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Graduada e Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pernambuco (1974), mestrado em Sociologia pela mesma universidade (2003) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Especialização em Inclusão pela Secretaria Municipal de Educação, Mossoró/RN. Formação continuada em Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em Intérprete da Língua Brasileira de Sinais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Curso de LEDOR, este último pela CESGRANRIO.

E por João Zacarias de Sousa Neto: Graduado em Comunicação Social, com habilitação em radialismo, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Educação Física, licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN. Especialista em Educação Inclusiva pela Faculdade Latino Americana de Educação-FLATED/CE. Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da UERN, com pesquisa intitulada O Trabalho de Orientação e Mobilidade: narrativas de experiências de Orientação e Mobilidade com alunos cegos do Centro de Apoio ao Deficiente Visual- CADV de Mossoró-RN. Professor efetivo da Rede Municipal e Estadual, respectivamente. Atual Diretor e Professor de Orientação e Mobilidade do Centro de Apoio ao Deficiente Visual CADV- Mossoró-RN. Técnico Administrativo na função de transcritor do sistema Braille, da Diretoria de Apoio à Inclusão- DAIN da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN.

Atuarão como convidados o Dr.José Edvan de Souza Júnior- Oftalmologista – e Samuel Carvalho Rebouças – Graduando do Curso de Direito da UERN.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/12/2014- 13: 30 as 17: 00hs – Sala de Multimídia I Faculdade de Educação./FE/UERN 
Dia 02/12/2014- 13: 30 as 17: 00hs – Sala de Multimídia I Faculdade de Educação/FE/UERN.
Dia 03/12/2014- 13: 30 as 17: 00hs – Sala de Multimídia I Faculdade de Educação/FE/UERN.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support