UERN PROMOVE OFICINA DE TEATRO COM INTENÇÃO DE CRIAR NÚCLEO DE TEATRO EXPERIMENTAL

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) vai oferecer uma oficina de teatro em suas dependências de Natal, a partir do próximo dia 23 de março. Os interessados podem se inscrever na própria Uern, localizada no bairro de Neópolis até a próxima segunda-feira, quando se iniciam as aulas.

A oficina terá duração de um mês, com 40 horas/ aula, no horário das 15h às 17h. O programa é composto por história do teatro, teatro no Brasil e trabalho de corpo e voz, destinado a pessoas que nunca praticaram a atividade. “É uma oficina de iniciação, aberta à comunidade. Os funcionários, alunos e professores da Uern também podem participar”, explica o coordenador das atividades e também ator e diretor de teatro, Jorge Borges.

Os alunos das escolas no entorno da Universidade estão sendo convidadas especialmente a participar. São elas as públicas Maia Neto e Ferreira Itajubá e as particulares Facex e Itaéce. “Qualquer pessoa pode vir. Esta não é uma oficina para formação de atores, mas sim para promover o envolvimento da comunidade e, mais tarde, um estudo acerca do teatro na Uern”, declara Borges.

O que o ator e diretor que dizer é que o teatro não serve unicamente como profissão, mas antes como forma de desenvolvimento humano e social, além de promover o envolvimento entre seus praticantes. “Vamos desenvolver jogos e brincadeiras com crianças”, revela.

A inscrição para as oficinas custa R$ 10 e podem ser feitas na secretaria ou biblioteca da Uern. O dinheiro será revertido para a confecção de apostilas a serem entregues aos alunos. “Nós preparamos um material teórico muito rico sobre teatro”, conta Jorge.

Núcleo de teatro experimental
A intenção em longo prazo dos organizadores da oficina de teatro da Uern Natal é a formação de um núcleo de teatro experimental, como o que já existe na sede da Universidade em Mossoró. “Será um projeto de extensão que irá servir para que alunos e comunidade tenham conhecimento da Universidade Estadual”, esclarece Borges. Em Mossoró, o núcleo deu origem ao grupo de teatro Grutum, que existe desde 1988 e já realizou vários espetáculos, passando da comédia ao teatro de costumes e pelas encenações de cunho contemporâneo.

Importância do teatro
Utilizar o Teatro aliado à educação dá oportunidade aos educandos de terem contato com um conhecimento diversificado e lúdico, existindo um clima de liberdade onde o aluno libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações. Isso porque, claro, esta atividade é, antes de tudo, uma forma de expressão. Quando o aluno interpreta um personagem ou dramatiza uma situação, revela uma parte de si mesmo, mostrando como sente, pensa e vê o mundo. É uma atividade artística que permite a ele expressar-se, explorando todas as formas de comunicação humana. O Teatro amplia o horizonte de seus praticantes, melhora sua auto-imagem e colabora para torná-los mais críticos e abertos ao mundo em que vivem, além de fazê-lo valorizar e integrar harmoniosamente um grupo.

Serviço:
Informações: 3207.8789