UERN promove eventos nas escolas parceiras no dia 26

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Geografia, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), promove na sexta-feira (26), a 1ª Mostra de Geografia do RN.

A Mostra de Geografia acontecerá a partir das 13h, na Escola Estadual “Professor José de Freitas Nobre, com o objetivo de divulgar suas ações desenvolvidas nas escolas parceiras do PIBID em pouco mais de 1 ano de existência. Outra realização da PIBID/Geografia aconteceu no dia 19 de outubro de 2012 com a promoção da 1ª Mostra de Geografia do Rio Grande do Norte na Escola Estadual Professor Abel Freire Coelho, que também teve o intuito de mostrar as ações do PIBID na escola parceira.

As diversas atividades expostas nestas Mostras, são produções feitas pelos alunos do ensino médio, com a orientação dos bolsistas do PIBID, a partir da realização de Oficinas Pedagógicas realizadas nas duas escolas. A proposta do PIBID Geografia é trabalhar com o ensino de Geografia do RN no ensino médio, articulando o saber acadêmico com o escolar.

As temáticas escolhidas para realização das Oficinas Pedagógicas são organizadas em três grupos temáticos como: Geografia Física e Meio Ambiente no RN; Formação e Regionalização do Território Potiguar e Novas Economias do RN.

Ao longo de 03 meses, a equipe PIBID esteve presente nas duas escolas parceiras, ministrando as Oficinas Pedagógicas para os alunos do Ensino Médio, com a supervisão dos seus respectivos professores. A coordenação do PIBID Geografia é de responsabilidade dos professores Otoniel Fernandes da Silva Júnior e Maria José Costa Fernandes, do Departamento de Geografia. Conta com a colaboração dos supervisores: Antonio Alves da Silva e Maria Iratelma Pereira (Escola Abel Coelho) e Antonia Geneide F. C. Dantas (Escola Freitas Nobre), além da participação de 15 alunos bolsistas do Curso de Geografia da FAFIC.

Os organizadores entendem que a proposta possui seu embasamento principal no ensino com rebatimentos na pesquisa e na extensão, refletindo a Missão institucional da UERN como instituição formadora sem perder de vista seu compromisso social com a sociedade potiguar, favorecendo a cidadania e efetivação de políticas públicas voltadas para o ensino de Geografia no Rio Grande do Norte nas escolas do ensino médio.