...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern promove cursos e capacitações na comunidade de Ponta do Mel

Dentro da programação comemorativa dos seus 53 anos, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) desenvolveu uma ação social na comunidade de Ponta do Mel, no município de Areia Branca. As atividades ocorreram neste sábado, 18, em parceria com o Conselho Comunitário de Ponta do Mel. 

Ao longo do dia, foram realizadas palestras sobre relações interpessoais, comunicação e negócios, além de cursos sobre empreendedorismo e atendimento ao público. Conforme o presidente do Conselho Comunitário de Ponta do Mel, Diego Lelis, as temáticas foram escolhidas de acordo com o perfil socioeconômico da região, de modo a aprimorar as atividades desenvolvidas por comerciantes, barraqueiros, pescadores, marisqueiras e profissionais liberais. Também foram ofertados cursos de primeiros socorros para crianças e adolescentes.

Para a reitora em exercício, Fátima Raquel Rosado Morais, é uma satisfação muito grande poder trazer a Universidade para junto da comunidade. “A Uern como uma instituição pública tem a obrigação de servir. E estamos sempre de portas abertas para atender o chamado da sociedade e contribuir para o desenvolvimento da região, com nossos cursos e nossa capacidade técnica e científica.

A reitora eleita, Cicília Maia, reafirma o compromisso de continuar realizando atividades desta natureza, de modo a aproximar cada vez mais a Uern da sociedade. “Essa ação em Ponta do Mel, no mês festivo de 53 anos da Universidade, é bastante significativa, pois demonstra a missão de uma Universidade socialmente referenciada. Temos inúmeros projetos de ensino, pesquisa e extensão que podem contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da região, e nosso intuito é aproximar cada vez mais as ações da Universidade da comunidade”, declara. 

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, frisa que esse é um momento bastante significativo, onde a Uern está presente com toda a sua capacidade técnica para contribuir com a região. A professora Cinara Grilos complementa que a ação demonstra que a Universidade não é algo distante para as pessoas da comunidade. “Antes pensar a Uern aqui parecia algo impossível. Hoje estamos vivendo essa realidade, com a Uern oferecendo cursos de capacitação na nossa comunidade e dando oportunidades para os jovens e comerciantes da região”, diz. 

O presidente do Conselho Comunitário reforça que muitos da comunidade de Ponta do Mel achavam que a Universidade era algo distante, por isso a importância de realizar ações como essa. “Ao trazer a Universidade para junto da população, mostramos que isso é um mito e que a Universidade pode chegar até aqui e em qualquer outra localidade do Estado, com seus cursos e capacitações. A ação mostra para a comunidade que o conhecimento é para todos, e que a Uern somos nós”, finaliza Diego Lelis, que é discente do curso de Letras, na Uern. 

A programação social contou com a participação de professores da Uern e a presença da vereadora do município de Areia Branca, Fátima Luz. A ação da Uern em parceria com o Conselho Comunitário de Ponta do Mel também marca as atividades comemorativas dos 29 anos da entidade.  

Ações beneficiam Uern e comunidade

Ao expandir suas ações além dos muros físicos, a Uern possibilita inúmeros benefícios para as pessoas envolvidas direta ou indiretamente em seus projetos. Ganha a comunidade com cursos de capacitação, ganha professores e discentes da Universidade com a oportunidade de aumentar seus conhecimentos. 

Para a comerciante Antônia Sebastiana, que acompanhou a palestra sobre o poder da comunicação no negócio, a capacitação foi muito importante para lhe dar uma nova visão do seu negócio. “Gostei muito da palestra. Trabalho com castanha e tudo que aprendi neste sábado será bastante útil para usar em meu comércio e aumentar as vendas”, comemora. 

As estudantes de Enfermagem, Débora Maia, Bárbara Daniely e Kiara Mendes, que ministraram o curso de primeiros socorros, também foram impactadas com as ações. “A Uern tem essa missão de levar o conhecimento para a comunidade. Então, atividades como essa é de suma importância, pois além de agregar à nossa formação, também podemos contribuir com a sociedade”, diz Débora.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support