UERN promove colóquio para apresentaçao de resultados das atividades desenvolvidas

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Geografia promove nos dias 25 e 26 de fevereiro o I COLÓQUIO DO PIBID GEOGRAFIA UERN. O evento acontecerá no Auditório da FAFIC e contará com uma série de atividades como palestras, exposição fotográfica e mostra de vídeos sobre as Mesorregiões do Rio Grande do Norte. O Colóquio é um evento de socialização das experiências didático-pedagógicas realizadas ao longo de dois anos e meio de atividades nas duas escolas parceiras: Escola Estadual Prof. Abel Coelho Freire e E. E. Prof. José de Freitas Nobre.

O Programa visa inicialmente promover a articulação entre os saberes escolares e os conhecimentos acadêmicos, assim como estimular a prática de atividades formativas inovadoras e que visem preparar o futuro profissional docente. Tendo como premissa tais objetivos, o subprojeto de Geografia enfocou a formação do professor a partir dos saberes da geografia local, dando ênfase no conhecimento das paisagens naturais e humanas do território potiguar.

A Geografia do Rio Grande do Norte foi o plano de fundo para as práticas educativas que foram desenvolvidas no Ensino Médio, entre elas destacam-se: oficinas pedagógicas, estudos e pesquisas sobre os aspectos ambientais e socioeconômicos sobre as mesorregiões do Estado, viagens de campo para conhecer in loco as dinâmicas e ritmos da produção espacial. A partir das viagens de campo foi possível desenvolver três produtos: os cadernos didáticos, vídeos curtas documentário e fotografias.

O conjunto desses produtos que cuidadosamente foi selecionado, sistematizado e revisado pelos bolsistas (supervisores e licenciandos) compõem a produção didático-pedagógica que o PIBID de Geografia do Campus Central da UERN, deixa como contribuição para promoção do ensino da Geografia do Rio Grande do Norte. A expectativa é de que o material didático produzido poderá fazer parte dos acervos midiáticos e paradidáticos das escolas parceiras, assim como de outras escolas da rede estadual que eventualmente mostrem interesse em abordar os saberes sobre a Geografia Potiguar nos currículos da educação básica.

As inscrições podem ser feitas presencialmente no Laboratório de Geografia Humana (LAGEH), ao lado do Departamento de Geografia. As inscrições podem ser feitas das 8h às 10h e das 19h30 às 21h30. Será cobrada uma taxa de R$ 10.

Mais informações: www.pibidgeografiauern.blogspot.com