Uern promove capacitação para ouvidorias

Com o objetivo de otimizar o projeto de fortalecimento e a descentralização da Ouvidoria, que passará a ter unidades em todos os campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), foi realizada uma capacitação com as ouvidoras que atuarão nas unidades. O encontro ocorreu de forma virtual, através da plataforma Google Meet.

Para a reitora Cicília Maia, esse é um momento bastante especial para a Universidade. “Estamos criando uma rede de ouvidoria, fortalecendo todas as ouvidorias em cada campus da nossa Uern. Estamos aqui discutindo o melhor modelo de ouvidoria a ser adotado, a fim de desenvolver um trabalho de referência para outras Instituições de Ensino Superior”, destacou.

A capacitação foi ministrada pela Ouvidora-Geral do Estado do Rio Grande do Norte, Gicelia Mendonça, que abordou questões sobre a Lei 13.460/17, que dispõe sobre a participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços da administração pública. Ela destacou que a parceria entre o Governo e a Uern é bastante enriquecedora e parabenizou a Universidade pela iniciativa de descentralizar o serviço da ouvidoria. “É uma ação muito importante, pois facilita o diálogo entre a gestão e a sociedade”, disse.

De acordo com a diretora da Ouvidoria, Sephora Nogueira, a proposta é que sejam realizadas capacitações periódicas com as ouvidorias setoriais para otimizar os serviços ofertados. No próximo dia 11, será realizada uma capacitação sobre a Lei 122/94 para tratar sobre Sindicância. A qualificação será às 14h, de forma virtual, ministrada pelo assessor jurídico, Iata Anderson Fernandes.

Ademais, bimestralmente serão promovidas ações de formação continuada, que visam debater sobre temas relevantes da atualidade como violência de gênero, ética nas relações de trabalho, direitos da comunidade LBGTQIA+, entre outros.

A Ouvidoria tem o objetivo de garantir a efetiva comunicação entre o manifestante, seja membro da comunidade acadêmica ou da comunidade externa, e os diversos órgãos da Uern, recepcionando e encaminhando sugestões, reclamações, denúncias, solicitações de providências, pedidos de informação e elogios. Também é responsável pela realização de campanhas educativas e de orientações no âmbito da Universidade.