...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

UERN promove a Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural na FACS

 O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN), promove nesta quinta-feira, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), a quarto e última Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A promoção desta Oficina, que acontece desde às 8h30, é uma parceria com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte (DFDA) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). A Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é voltada para Representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e das unidades da EMATER e constitui uma importante ação de Extensão Universitária em que a UERN contribui através do NEDET para o desenvolvimento territorial do Estado do Rio Grande do Norte.

O evento representa uma ação da Política de Desenvolvimento Territorial e encontra-se contemplada no projeto “Inclusão Produtiva e Gestão Social: estruturação econômica, inovação e governança institucional para o desenvolvimento territorial do Rio Grande do Norte”, executado pelo NEDET-UERN e coordenado pelo Prof. Emanoel Márcio Nunes, do Departamento de Economia da FACEM/UERN. Esta ação ocorre nos quatro territórios, área de atuação do NEDET-UERN (Açu-Mossoró, Alto Oeste, Sertão do Apodi e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte), abrangendo 71 municípios do Rio Grande do Norte.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, que passa a ser obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O primeiro Território a sediar a oficina foi o Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, e aconteceu no município de Angicos no dia 24 de Abril de 2015. O segundo Território a sediar o evento foi o Alto Oeste Potiguar, no município de Pau dos Ferros-RN, no dia 26 de Maio de 2015. E o terceiro no dia 27 de Maio, sendo a vez do Território Sertão do Apodi realizar a oficina no município de Apodi-RN.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support