UERN promove a Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural na FACS

O Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (NEDET), da Faculdade de Ciências Econômicas (FACEM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN), promove nesta quinta-feira, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), a quarto e última Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A promoção desta Oficina, que acontece desde às 8h30, é uma parceria com a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte (DFDA) e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA). A Oficina de Operacionalização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é voltada para Representantes das Secretarias Municipais de Agricultura, Representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e das unidades da EMATER e constitui uma importante ação de Extensão Universitária em que a UERN contribui através do NEDET para o desenvolvimento territorial do Estado do Rio Grande do Norte.

O evento representa uma ação da Política de Desenvolvimento Territorial e encontra-se contemplada no projeto “Inclusão Produtiva e Gestão Social: estruturação econômica, inovação e governança institucional para o desenvolvimento territorial do Rio Grande do Norte”, executado pelo NEDET-UERN e coordenado pelo Prof. Emanoel Márcio Nunes, do Departamento de Economia da FACEM/UERN. Esta ação ocorre nos quatro territórios, área de atuação do NEDET-UERN (Açu-Mossoró, Alto Oeste, Sertão do Apodi e Sertão Central Cabugi e Litoral Norte), abrangendo 71 municípios do Rio Grande do Norte.

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, que passa a ser obrigatório para todos os imóveis rurais, e tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O primeiro Território a sediar a oficina foi o Sertão Central Cabugi e Litoral Norte, e aconteceu no município de Angicos no dia 24 de Abril de 2015. O segundo Território a sediar o evento foi o Alto Oeste Potiguar, no município de Pau dos Ferros-RN, no dia 26 de Maio de 2015. E o terceiro no dia 27 de Maio, sendo a vez do Território Sertão do Apodi realizar a oficina no município de Apodi-RN.