Uern prepara programação referente ao Outubro Rosa

A partir de segunda-feira (18), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realiza programação referente à campanha Outubro Rosa, de conscientização sobre câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.

A programação, que dura até o dia 21 de outubro, inclui a apresentação de exposição interativa com o tema “Passarela do Autocuidado” e a realização de avaliações médicas como o Papanicolau, exame preventivo de colo de útero.

De acordo com os organizadores, a exposição ocorrerá em dois locais: nos dias 18 e 19 deste mês, no Edifício Epílogo de Campos e, os dias 20 e 21, no bloco das pró-reitorias, no Campus Central. A visitação é aberta ao público.

A professora Dra. Isabel Amaral, titular da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), explicou que a exposição diz respeito a uma estação educativa, com possibilidade de interação com os elementos apresentados.

Por sua vez, os exames médicos realizam-se entre os dias 18 e 20 na Faculdade de Enfermagem da Uern. Além do Papanicolau, haverá avalições clínicas das mamas, ofertados especialmente para servidoras com vínculo terceirizado e para as estudantes moradoras de residência universitária.

Neste caso, as interessadas devem fazer prévio agendamento, nos dias 14 e 15, através do contato de “Whatsapp” (84) 98146-1300, apresentando, na ocasião, nome completo, RG e CPF. As trabalhadoras terceirizadas precisarão ainda informar seu local de trabalho; as estudantes, o curso correspondente.

A programação é resultado da articulação da Progep com a Faculdade de Enfermagem, a Faculdade de Medicina, a Residência Multiprofissional em Atenção Básica, Saúde Família e Comunidade da UERN, o Núcleo de Práticas Integrativas (NUPICS/FAEN/UERN), o Centro Acadêmico do Curso de Medicina da UERN e a Liga de Ginecologia e Obstetrícia.