...

EN

ES

Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Uern premia melhores trabalhos do VII Salão de Iniciação Científica

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), premiou nesta sexta-feira (20), os cinco melhores trabalhos de Iniciação Científica, cota 2011/2012, apresentados durante o VII Salão de Iniciação Científica (SIC), que teve como tema “Ciência e Internacionalização: os desafios da Pesquisa na Uern”. Foram escolhidos os melhores trabalhadores de cada área.

É através de projetos de iniciação científica que muitos alunos despertam o interesse pela pesquisa, agregam experiência e seguem nesse mesmo caminho rumo a mestrados e doutorados. Essa é a intenção do aluno José Vivaldo Machado Fernandes Júnior, um dos premiados. “A premiação foi uma consequência. Agora tenho certeza que vou partir para o mestrado”.

A chefe de gabinete, profa. Glaudionora da Silveira, na solenidade representando o magnífico reitor Milton Marques de Medeiros, ressaltou a importância dessas ações para a Universidade. “A Uern cresce cada vez mais com esse tipo de atividade. Precisamos estimular a competitividade sadia na Academia”.

O professor Dr. Arrilton Araújo de Sousa, professor do Doutorado em Psicobiologia da UFRN e avaliador Externo do PIBIC (cota 2012/2013) enfatizou a qualidade dos projetos e a busca de incentivos: “A Universidade está no caminho certo ao buscar mais bolsas, brigar mesmo por esses incentivos. Avaliei alguns projetos, qualidade muito boa. É importante apoiar os alunos a avançarem no conhecimento”, destacou. O professor Arrilton afirmou que 60% dos alunos da UFRN que entram na Pós-Graduação são provenientes da Iniciação Científica.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Pedro Fernandes, explicou que em anos anteriores a Uern fazia a premiação com apoio a participação em eventos. “Esse ano resolvemos fazer algo diferente”. Os alunos receberam certificados e um Ipod.

Reconhecendo a política de incentivo à Pesquisa e Pós-graduação, na gestão Milton Marques de Medeiros, Pedro Fernandes destacou ainda os outros projetos que a Uern vem trabalhando, como o PIBIC-EM – voltado aos estudantes do Ensino Básico – e o Ciências Sem Fronteiras. “A Uern conseguiu 14 bolsas para nossos alunos estudarem no exterior”, finalizou.

Trabalhos premiados:

Ciências Humanas
O projeto pedagógico da UERN: uma análise da formação do pedagogo na área da infância.
Orientador: Giovana Carla Cardoso Amorim
Aluno: Alexsandra Maia Nolasco

Ciências Exatas
Comportamento da velocidade de rotação das estrelas pobres em metais
Orientador: Dr. José Ronaldo Pereira da Silva
Aluno: Paulo César de Farias Filho

Ciências Sociais Aplicadas
O agronegócio familiar do Alto Oeste potiguar e as políticas atuais
Orientador: Ms. João Batista de Freitas
Aluno: José Vivaldo Machado Fernandes Júnior

Linguística, Letras e Artes
Crenças publicizadas: análise crítica da recontextualização do discurso religioso
Orientador: Ms. Ivandilson Costa
Aluno: Weslley Mayron Cunha Pacheco

Ciências da Vida
Educação em saúde como estratégia para se alcançar a resolutividade no tratamento de Hanseníase
Orientador: Dra. Suzana Carneiro de Azevedo Fernandes
Aluno: Mara Léia Távora Vieira

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support